Tijucas do Sul quer ampliar participação dos produtores junto às Ceasas do PR 11/05/2015 - 11:27

Os produtores de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), deverão ampliar suas participações na comercialização de hortigranjeiros nas Ceasas do Paraná. A criação de uma cooperativa de agricultores do município, com apoio da administração municipal e da Emater Paraná, foi um dos pontos discutidos com a diretoria da Ceasa Paraná.

No encontro foram destacadas novas alternativas de incentivo à produção rural em Tijucas do Sul. “Uma das principais alternativas em nosso município é o cultivo de cogumelos que, em média, chega a uma produção de mais de 20 toneladas por mês”, diz o prefeito José Altair Moreira. O cogumelo é beneficiado nas propriedades e vendido em conserva e a granel.

O técnico da Emater no município, Nivaldo Gomes, explica que muitos agricultores também estão diversificando suas produções com o cultivo de morango e outras culturas. “Temos várias áreas que antes eram destinadas à avicultura e que agora foram adaptadas para o cultivo protegido, ou seja, com cobertura, o que ajuda a garantir uma boa safra e aumentar a renda do agricultor familiar”, afirma.

Segundo o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza, a parceira com a Emater e o incentivo da administração municipal para o incremento da produção rural em Tijucas do Sul são benéficos em todos os sentidos. “Tijucas do Sul tem tido uma boa movimentação de hortigranjeiros na Ceasa Curitiba. Em 2014, por exemplo, registramos a entrada de mais de 2,5 milhões de hortigranjeiros, um aumento de 55% na comparação com o ano anterior”, disse. O diretor técnico da Ceasa, Eder Eduardo Bublitza, também participou da reunião.

No encontro também foi programada uma visita técnica dos agricultores do município à Ceasa de Curitiba. “Essa aproximação é importante tanto para o nosso Mercado do Produtor e para as empresas atacadistas que fazem as suas comercializações, não só para as outras unidades no Paraná em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel, como para outras regiões do Brasil”, afirma o presidente da Ceasa Paraná.

Outro pedido feito pela administração de Tijucas do Sul é a cessão da área onde a Ceasa mantinha um terreno com um pavilhão no município, local que abriga hoje a Secretaria Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente. “Temos um Termo de Cooperação entre a empresa, e a Prefeitura de Tijucas do Sul. Vamos avaliar essa solicitação com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento”, disse Natalino Avance de Souza.