Tijucas do Sul recebe equipamentos para unidades de saúde 03/04/2014 - 14:08

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou no dia 02 de abril um kit de equipamentos para fortalecer a estrutura de atendimento básico em Tijucas do Sul, na região Metropolitana de Curitiba. São itens de mobiliário, equipamentos de refrigeração, utensílios médicos e demais componentes que vão reforçar as 10 unidades de saúde do município.

O secretário explica que a entrega dos equipamentos demonstra o compromisso do Governo do Estado em apoiar os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. “Nosso governo é municipalista e por isso estamos em constante diálogo com os municípios para saber quais são as principais necessidades da população. Aqui em Tijucas do Sul já temos uma série de investimentos e pretendemos ampliar essa parceria ainda mais”, disse.

Em três anos, a cidade já recebeu uma ambulância, um aparelho de raio-x e também está construindo um unidade da saúde da família totalmente financiada com recursos estaduais. A obra já tem cerca de 95% dos trabalhos concluídos e deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2014.

“Assim que a obra for concluída, também repassaremos um kit completo de equipamentos para garantir o funcionamento da unidade. É uma forma de levar atendimento de qualidade para mais perto das pessoas”, afirmou o secretário.

AMBULÂNCIA - Ainda durante a visita, Caputo Neto também se reuniu com autoridades locais, ouviu as demandas do prefeito José Altair Moreira e garantiu novos investimentos para Tijucas do Sul. Entre eles está a aquisição de mais uma ambulância para a cidade.

De acordo com o prefeito, a nova ambulância virá em boa hora, já que a frota de viaturas do município foi reduzida nesta semana. “Tínhamos três ambulâncias, mas uma sofreu um acidente na estrada e está parada. Este é um serviço essencial para nossa população, pois não temos estrutura para atender casos graves e esses pacientes têm que ser transportados para hospitais de referência”, disse.

Moreira conta que atualmente o serviço de transporte de saúde de Tijucas do Sul realiza cerca de três remoções por dia para hospitais de Campo Largo. “Nossa demanda é muito grande e temos que garantir um transporte adequado aos pacientes”, ressaltou.

HOSPITAL - O Governo do Estado também apoiará o processo de reestruturação do Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores. Atendendo a um pedido da direção, foi garantido o repasse de camas hospitalares para renovar parte dos 15 leitos existentes no hospital.

Outra demanda apresentada foi a compra e instalação da nova rede de gás do hospital. Segundo Caputo Neto, esse investimento é viável e deve ser formalizado através de um convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde e a unidade.

A diretora administrativa do hospital, Jane Duarte Bueno, afirma que o município está finalizando as obras de reforma do pronto socorro e que a nova rede de gás faz parte dessa modernização da estrutura. “Somos um hospital pequeno de pequeno porte, mas atendemos pacientes de toda região, incluindo Piên e Agudos do Sul. Com essa reforma, teremos melhores condições de atendimento, sobretudo aos casos de urgência e emergência”, explicou.