Transporte coletivo metropolitano foi tema de reunião na Comec 22/03/2013 - 16:55

Diretores da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) se reuniram no dia 22 de março para discutir sobre o transporte coletivo metropolitano. A reunião também contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e da Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba (SMAM).

Um dos temas discutidos foi a pesquisa sobre a origem e destino dos passageiros que utilizam a Rede Integrada de Transporte (RIT) e que abrange 13 municípios. Segundo o secretario de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, o governo de Estado poderá financiar até 1/3 da pesquisa sendo o restante custeado pela Prefeitura de Curitiba e Prefeituras Municipais que integram a RIT. Esta pesquisa é muito importante para dimensionar as reais necessidades dos municípios.

Nesta reunião também se discutiu sobre a licitação do transporte coletivo metropolitano. O coordenador geral da Comec, Rui Hara, informou que a licitação deverá ser realizada ainda neste ano e, na primeira etapa, serão licitadas as linhas já existentes hoje (integradas e não integradas).

O prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, solicitou a Comec que faça a licitação do transporte metropolitano somente depois que forem concluídas a pesquisa origem/destino e a auditoria nas planilhas da Urbs (Urbanização de Curitiba S A) para saber o real valor da tarifa de ônibus.