05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente 05/06/2020 - 11:59

"Dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e um importante momento para nós, gestores públicos, prestarmos contas de tudo que temos feito para proteger esse bem imaterial tão importante para a humanidade.

E esse continuo desafio se da agora em um momento de grande instabilidade, muitas delas geradas exatamente por um desequilíbrio ambiental, como é o caso da estiagem que nosso Estado enfrenta e até mesmo a questão do Coronavírus, supostamente iniciada pelo consumo desregulado de animais silvestres em mercados chineses. Duas questões que demonstram como precisamos rever alguns hábitos e que o Meio Ambiente, quando em desequilíbrio, tem poder implacável gerando consequências incalculáveis, inclusive de proporções mundiais.

Na Comec, as questões ambientais estão diretamente relacionadas com as atividades que desenvolvemos, pois temos como função o controle do uso e ocupação do solo nas áreas de manancial, assim como a promoção do desenvolvimento socioeconômico e ambiental de toda a Região Metropolitana de Curitiba.

Especificamente no controle do uso e da ocupação do solo, mesmo em períodos de pandemia, temos continuado nosso trabalho normalmente, possibilitado, em especial, pela implementação do protocolo 100% digital, feito por esta gestão durante o ano passado. Desta forma, mesmo suspendendo os atendimentos presenciais na sede da autarquia, continuamos recebendo, avaliando e retornando processos dos mais diversos municípios da RMC. Desde o início deste ano,  303 processos foram avaliados. Em 2019 batemos um recorde, foram 927 processos. Um trabalho fundamental para a garantia de um crescimento planejado e ordenado das nossas cidades e, consequentemente, da preservação de áreas de proteção ambiental e mananciais.

Quando falamos em planejamento ordenado das cidades, não podemos deixar de lembrar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, da Região Metropolitana de Curitiba, em fase final de contratação pela Comec.

O PDUI é um instrumento legal de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades pelos próximos 10 anos, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Ele abrange áreas como mobilidade urbana e regional, uso e ocupação do solo, meio ambiente e proteção dos mananciais de água, saneamento básico e resíduos sólidos, desenvolvimento socioeconômico sustentável e habitação de interesse social, e será, sem sombra de dúvidas, um importante legado desta gestão para o desenvolvimento de toda a nossa região, absorvendo de forma direta e responsável todas as questões ambientais que envolvem nossa Região.

A fiscalização do cumprimento destas diretrizes é realizada pelas Câmaras Técnicas, Conselhos e Grupos de trabalho também coordenados pela Comec e com a participação de diversos órgãos como IAT, Sanepar, Emater, DER, Prefeituras, entre outros. Em 2019 foram mais de 31 reuniões realizadas para analise de processos com deliberações e manifestações diversas e em 2020 já realizamos 7 reuniões com este propósito. Um trabalho contínuo de análise e controle da nossa Região Metropolitana.

Todo este trabalho, de forma integrada, traz benefícios diretos ao Meio Ambiente e consequentemente para toda a nossa comunidade. Felizmente a Região Metropolitana pode se orgulhar de ter se desenvolvido ao longo dos anos de forma organizada e planejada, preservando o Meio Ambiente e garantindo o desenvolvimento social. E muito disso teve a participação da Comec.

O que cabe a nós, gestores, e a mim, nesse momento, como presidente desta Autarquia, é o compromisso de continuarmos prestando este importante trabalho para a sociedade, de forma séria e responsável, e de garantir que ele possa ser estruturado e fundamentado para o futuro das nossas cidades. Onde sempre deve estar o nosso olhar".

Gilson Santos

Presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - Comec