2º Caminhada Internacional na Natureza em Araucária 22/11/2012 - 11:29

No dia 25 de novembro de 2012 será realizada em Araucária a 2ª Caminhada Internacional na Natureza - Circuito Caminhos de Guajuvira, cuja atividade se desenvolve em todo país por intermédio da ONG Anda Brasil, com a finalidade de divulgar os atrativos turísticos, gerar renda, valorizar o homem do campo e ainda proporcionar uma atividade saudável aos participantes e a oportunidade aumentar o seu círculo de amizades.

O Evento é gratuito, promovido pela Prefeitura Municipal de Araucária e Emater, com o Apoio da SEAB - Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Sanepar e Associação de Turismo Caminhos de Guajuvira.

A Caminhada na Natureza – Caminhos de Guajuvira faz parte do Calendário Nacional de Caminhadas 2012 e contará com um percurso de 12 km e terá sinalização no padrão internacional, passando por estradas rurais e áreas de plantações.

A saída será da Capela Nossa Senhora do Monte Claro, na comunidade da Campina das Pedras, com chegada na Capela Senhor Bom Jesus, na comunidade de Guajuvira. Ao longo do percurso teremos 6 Postos de Apoio, para carimbo, distribuição de água e sanitários à disposição dos Caminhantes. Ao final, o Caminhante terá a oportunidade de comercializar produtos do Roteiro de Turismo Rural Caminhos de Guajuvira na Feira do Produtor, além de receber o carimbo oficial na Caderneta das Caminhadas.

Por ser um circuito linear será disponibilizado transporte (gratuito) aos Caminhantes para retornar ao local de início da Caminhada. Haverá estacionamento para os Caminhantes deixarem seus veículos na comunidade da Campina das Pedras.
Observações:

1) INSCRIÇÕES ANTECIPADAS: via e-mail turismo@araucaria.pr.gov.br até 23/Nov (sexta-feira), às 12h.
Dados Necessários:
* Nome completo:
* Data de Nascimento:
* Cidade/Estado:
* Fone: ( )
* Reserva das Refeições: Café: Sim ( ) Não ( ) Almoço: Sim ( ) Não ( )

2) REFEIÇÕES: sob RESERVA (antecipada via e-mail) e pagamento no local.

Café da manhã: R$ 6,00 (08h às 10h)
Local: Salão da Capela Nossa Senhora do Monte Claro - organizado pela comunidade.
Cardápio: pães, bolos, tortas, salame, queijo, suco natural, café, leite e chá.

Almoço: R$ 20,00 (12h às 14h)
Local: Salão da Capela Senhor Bom Jesus - organizado pela comunidade.
Cardápio: saladas, maionese, macarrão, arroz branco, risoto de frango, costelinha suína, frango assado e churrasco.

3) CREDENCIAMENTO: os pré-inscritos deverão confirmar sua inscrição na secretaria do evento e as novas inscrições acontecerão a partir das 8h até às 11h, sendo a saída oficial com aquecimento e abertura dos pontos de carimbo às 9h.

4) INFORMAÇÕES: Departamento de Turismo (41) 3614-7637 / Centro de Informações Turísticas (41) 3901-5214.

Recomendações para a Caminhada:

Estar preparado para realizar caminhadas longas, animado, ter espírito de equipe e aventureiro, usar tênis e roupas adequadas. Não esquecer: protetor solar, repelente, boné, garrafa d'água. Esteja ciente de:
1) Severidade do meio: Moderadamente Severo, com: pó, água, barro, vegetação natural, etc.
2) Orientação: fundamental seguir a sinalização e estar atento às informações disponíveis em todo percurso.
3) Condições de deslocamento: percurso por estradas rurais, plantações e estradas de roça (alguns terrenos são irregulares, cruzando pontes).
4) Esforço requerido: Significativo.