6ª Conferência Estadual das Cidades elege delegados e novos conselheiros 21/08/2017 - 14:04

A 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Foz do Iguaçu, encerrou no dia 18 de agosto com a eleição dos delegados e suplentes para acompanharem a 6ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, com data ainda a ser definida. Os delegados eleitos vão levar com eles as propostas retiradas nesta Conferência em Foz.
Também foram eleitas as entidades e conselheiros para o triênio da nova gestão do ConCidades Paraná. Só titulares somam 41 conselheiros estaduais. Todos os nomes serão divulgados em lista no dia 21 de agosto.
Em nome do presidente do ConCidades Paraná, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário executivo da entidade, Mauro Rockenbach, agradeceu a presença e a colaboração de todos os presentes. “Foi mais um avanço e sucesso de gestão pública porque atingiu a todos os objetivos propostos dentro do exercício democrático”, resumiu.
Vitrine de Atividades - Durante a realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades os espaços do Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu, foram aproveitados e utilizados para expor as atividades de outros órgãos do Governo do Estado. Assim, além dos dois auditórios, as discussões também aconteceram no teatro e em diferentes salas. No hall foram montados estandes de quatro órgãos do Governo do Paraná. Nestes estandes, havia profissionais que recebiam visitantes e conheciam as respectivas atividades.
No estande da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Serviço Social Autônomo (SEDU/Paranacidade), foram apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a ferramenta SEDU/Paranacidade Interativo.
Na área dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é a ação que o Paranacidade desenvolve para atender a Agenda 2030 da ONU, os representantes, analistas de Desenvolvimento Municipal de Curitiba e do escritório de Londrina, o engenheiro florestal Geraldo Farias e o administrador Rodolfo Purpur Junior, respectivamente, explicavam aos interessados sobre este movimento, junto com o Pacto Global e o Programa Cidades, os quais o Paranacidade também aderiu.
“Nós conversamos bastante com representantes de municípios, de associações civis, de organizações da sociedade civil, que buscam propostas e como eles podem interagir e fazer parcerias para o desenvolvimento sustentável. É uma proposta bastante ampla, mas absolutamente necessária”, afirmou Farias.
Já, para falar sobre SEDU/Paranacidade Interativo estava o engenheiro cartógrafo Cristiano Zaclikevicz. Ele conversou com representantes da administração pública municipal e representantes de órgãos do Estado para conhecerem esta ferramenta e tratarem de assuntos relacionados com o geoprocessamento. “Tivemos uma boa receptividade. Primeiramente eu perguntava de qual município a pessoa era, e, em seguida, mostrava no sistema quais informações sobre aquele município podem ser consultadas. Todas as pessoas se interessavam imediatamente, interagindo e trocando informações”, contou.
O estande da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), além de apresentar o órgão, mostrou projetos ambientais do controle de cheias e também o Sistema Integrado de Gestão e Proteção aos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba (SIGPROM/RMC). Este Sistema obedece a Lei Estadual nº 12.248/98, e tem seu foco especializado em variáveis de uso e ocupação do solo.
“Nós atendemos pessoas da própria Região Metropolitana, de outros municípios que se interessaram e perguntaram sobre a Região Metropolitana, a sua função e sobre obras que estão sendo feitas na RMC”, diz o arquiteto e urbanista, representante da COMEC, Milton Luiz Brero de Campos.
A Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) apresentou os trabalhos que realiza, como o Programa Morar Bem Paraná, que tem como objetivo viabilizar moradias dignas para famílias com renda mensal de até 10 salários mínimos, com prioridade para o atendimento daquelas que têm renda de até seis salários, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) tem a finalidade de possibilitar condições dignas de moradia a agricultores familiares e, principalmente, sobre a questão da Regularização Fundiária, com o Programa Legal Paraná. Nele, os municípios interessados indicam quais as áreas que pretendem regularizar.
“Normalmente, as pessoas vinham até o estande para saber como fazer para habilitar uma casa. Aqui neste evento, divulgamos o trabalho e a Cohapar como um todo”, destacou o assessor estratégico Francisco Villani.
A Sanepar também montou um estande para divulgar a atividade realizada em todo o Paraná e que tem impacto direto na infraestrutura das cidades e na saúde da população. O presidente da Sanepar Mounir Chaowiche esteve em Foz do Iguaçu e participou da abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades.