8ª Caminhada e a 2ª Pedalada Internacional da Natureza em Piraquara 19/11/2013 - 14:10

Os próximos finais de semana em Piraquara terão diferentes opções para a prática de atividades saudáveis em meio à natureza. No dia 24 de novembro o município promove a 8ª Caminhada Internacional da Natureza, e na semana seguinte ocorre a 2ª Pedalada Internacional da Natureza, eventos que fazem parte do calendário municipal de turismo, e que a cada edição reúnem mais participantes.

Diferente do ano passado os eventos foram distribuídos em duas datas, com o objetivo de oferecer uma melhor organização, e ainda possibilitar a participação nas duas modalidades. A promoção dos eventos é do Instituto Emater em parceria com o Departamento Municipal de Turismo, e com o apoio da Sanepar, Circolo Trentino, Trento Transforma e o Rotary Club de Piraquara.

8° Caminhada Internacional da Natureza

A 8° Caminhada Internacional da Natureza de Piraquara terá um percurso de 12 quilômetros em estradas rurais e trilhas ecológicas em um cenário de barragens, floresta nativa e os mananciais da serra. A largada e o retorno serão do Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. Durante o trajeto serão montados três postos de apoio para o registro dos participantes.

As inscrições deverão ser feitas na hora, a partir das 08h30, e a largada está marcada para as 09h. Para garantir o bom andamento da atividade, todo o percurso estará sinalizado, e uma equipe de apoio da Prefeitura e uma ambulância a ficarão a disposição.

Como em toda atividade física é importante que os participantes levem água para a hidratação, e tenham os devidos cuidados com a exposição ao sol. Roupas leves, calçados confortáveis, chapéus, bonés, e muito protetor solar são recomendados.

2° Pedalada Internacional da Natureza

A 2° Pedalada Internacional da Natureza vai ser realizada no domingo, dia 01 de dezembro, também na Colonia Santa Maria do Novo Tirol. Com um percurso de aproximadamente 30 quilômetros, a pedalada vai passar por belíssimos lugares, entre eles a barragem Piraquara II, propriedades particulares de acesso restrito e o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra – CEAM.

Assim como na caminhada haverão dois postos de apoio para o registro dos participantes, e equipes da Prefeitura para eventuais problemas com as bicicletas, além de uma ambulância. As inscrições deverão ser feitas na hora, a partir das 08h30, e a largada está marcada para as 09h.

História

A Caminhada Internacional da Natureza é de característica não-competitiva e tem sua origem na Europa como objetivo de movimentar a economia, valorizando o patrimônio e a comunidade local, assim como os atrativos turísticos dos municípios.

O evento é coordenado pela Anda Brasil, com o apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), juntamente com a Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos, e segue normas internacionais. A IVV tem mais de 7.000 circuitos de caminhadas distribuídos em 42 países.

CAMINHADA | 24.11.2013

PEDALADA | 01.12.2013

CONCENTRAÇÃO | PARQUE TRENTINO (COLÔNIA SANTA MARIA)

HORÁRIO DE SAÍDA |  9H