AMECIM realiza encontro para debater demandas da região do Mauá 24/02/2021 - 14:55

O Presidente da Comec Gilson Santos participou, na manhã desta quarta-feira (24), de uma reunião da Associação dos Moradores e Empresários do Centro Industrial Mauá – AMECIM, em Colombo. O encontro teve como objetivo, aproximar a população e empresas, do poder público, levando e debatendo demandas importantes para o desenvolvimento da região.

Santos iniciou sua fala apresentando o atual panorama do Transporte Coletivo na Região Metropolitana, serviço que foi fortemente impactado pela atual pandemia, e elencando alguns desafios que deverão ser enfrentados para que o serviço não seja paralisado. “Infelizmente durante muitos anos o Transporte Coletivo foi esquecido, tendo que enfrentar o grande aumento no número de automóveis, o surgimentos dos aplicativos de transporte, a queda de investimentos, entre outros problemas. Se não agirmos para remodelar este sistema e principalmente sua forma de arrecadação, corremos sérios riscos de um colapso nos próximos anos”, destacou o presidente.

Já na área de infraestrutura, Santos destacou o acompanhamento da Comec no projeto para conclusão da etapa 4 do Contorno Norte, obra sob responsabilidade da Concessionária Arteris, e a elaboração do projeto de pavimentação da Rua Aviador Max Fontoura, antiga reivindicação da população local e que está em fase de elaboração de projeto.

“A conclusão do Contorno Norte será uma obra de grande importância para toda a Região Metropolitana. Tirando o trafego pesado de caminhões  da região do Atuba, e outros bairros como Guarani, Rio Verde, Campo Pequeno, entre outros. É uma obra aguardada há mais de 10 anos e que precisa ter uma resolução, visto que muitos imóveis da região acabam ficando bloqueados”, destacou Santos. “A pavimentação da Rua Aviador Max Fontoura é um exemplo. Passa por ali uma diretriz do Corredor Metropolitano, e com isso o município ficou impedido de realizar qualquer intervenção no local. Precisamos resolver estas amarras e permitir de uma vez por todas o desenvolvimento da região” destacou.

O presidente anunciou que o projeto para a pavimentação da Rua Aviador Max Fontoura deverá ser entregue ainda no mês de março e que buscará recursos junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas para a execução da obra.

O Prefeito de Colombo Helder Lazarotto, esteve presente no evento, acompanhado de sua equipe de secretários e destacou também, entre diversos temas, do grande desafio do Transporte Coletivo. Colombo é hoje o município da Região Metropolitana de Curitiba com o maior número de passageiros pagantes no transporte. Grande parte são pessoas que precisam ir até a capital em busca de um trabalho. Segundo o prefeito, “a atual gestão estará focada na geração de novos postos de trabalho dentro do município, para que cada vez menos as pessoas precisem se deslocar até a capital”.

O Vereador e presidente da Amecim José Osmair Possebam finalizou o encontro destacando algumas conquistas da Associação, entre elas a recentemente inauguração da nova sede na Rua Anna de Souza, 73 – Mauá. A construção foi possível por meio de arrecadações em diversos eventos organizados pela entidade, com o apoio de empresários e moradores.

Inicialmente, a AMECIM surgiu como associação de moradores, mas em 2015, com o aumento de empresas instaladas na região, mudou o estatuto e passou também a representar os empresários. Hoje já são 85 empresas associadas.