Ações do programa alcançam áreas mais pobres do PR 24/05/2017 - 14:36

O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania no Campo (Pro-Rural) é uma ação do Governo do Paraná, executado nas áreas mais pobres do Estado, que apresentam dificuldades e desafios socioeconômicos semelhantes. Ele integra uma ação maior que envolve mais secretarias de Estado, definida no Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, cofinanciado pelo Banco Mundial.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento conta com o apoio da Emater e do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) para atuar na organização e capacitação dos agricultores, na gestão de estradas rurais e na regularização fundiária das propriedades privadas.

O objetivo do programa é aumentar a competitividade dos agricultores familiares dos oito territórios, que envolvem a região central do Paraná e o Vale do Ribeira, de forma sustentável em nível ambiental, social e econômico. São os territórios Caminhos do Tibagi, Cantuquiriguaçu, Centro-Sul, Norte Pioneiro, Paraná Centro, Vale do Iguaçu, Vale do Ivaí e Vale do Ribeira, onde ainda persistem desigualdades regionais.

PEQUENAS PROPRIEDADES - Na região central do Paraná, a agricultura de pequenas propriedades é a principal fonte de renda. A atividade tem pouca ligação com o agronegócio e quase não promove o processamento agrícola dos produtos. Recentemente, o turismo rural começou a gerar alguma renda e a mostrar potencial para expansão.

A região oferece poucas oportunidades de emprego e salários baixos, especialmente para mulheres e jovens, provocando um êxodo continuo para as cidades em crescimento no Paraná e para os estados vizinhos.

As ações do Pró-Rural visam estimular o acesso e a ampliação de mercados para a comercialização dos produtos dos agricultores familiares, agregar valor à produção, estimular a ampliação em escala, estimular a organização formal dos agricultores familiares, promover o uso de boas práticas ambientais e sociais, promover o desenvolvimento dos povos indígenas e comunidades quilombolas.