Ações emergenciais para prevenção de enchentes foram discutidas na Comec 16/09/2011 - 17:20

Curitiba e região metropolitana deverão planejar ações de prevenção para os problemas das enchentes. Este assunto foi discutido hoje (16 de setembro) em uma reunião realizada na COMEC – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, que reuniu representantes do Instituto Águas do Paraná, Sanepar, Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba. Na ocasião também se abordou a necessidade de compatibilizar ações dos planos diretores de drenagem dos municípios.

Nesta reunião ficou acertado que a COMEC vai convidar alguns municípios para uma reunião a ser realizada no dia 21 de setembro onde serão discutidas as ações que serão desenvolvidas pelo governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e Prefeituras Municipais. “Precisamos definir prioridades e cronogramas para se prevenir os problemas que podem ocorrer se houver excesso de chuvas”, disse o coordenador da COMEC, Rui Hara.

O presidente do Instituto das Águas, Marcio Nunes, lembrou que há necessidade de limpeza e desassoreamento de alguns rios da região metropolitana por isso é muito importante esta discussão conjunta entre os municípios.

Além desta ação imediata, também foi definido que será formado um grupo para sistematizar informações para a questão da macrodrenagem da região metropolitana. A Prefeitura de Curitiba já iniciou seu Plano Diretor de Drenagem mas há necessidade de compatibilizar as ações dos planos diretores dos municípios conurbados.

PARTICIPANTES: Também participaram da reunião: Gil Polidoro (presidente da COMEC), João Martinho Reis (diretor da Sanepar); Augusto Meyer Neto (diretor da SMOP), Cláudia Regina Boscardim (diretora da SMMA) e técnicos destas instituições.

• reunião realizada na comec