Adrianópolis terá fábrica de cimentos da CVR 09/12/2013 - 14:52

O governador Beto Richa assinou, no dia 09 de dezembro, protocolo de intenção com a CVR - Companhia Vale do Ribeira para a construção de uma fábrica de cimento em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), um dos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. O empreendimento, que terá investimentos de R$ 518 milhões e criará 2 mil empregos diretos e indiretos, tem o apoio do Governo do Estado por meio do programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo.

“É mais uma conquista para o Estado do Paraná a instalação de uma importante empresa que vai garantir desenvolvimento acentuado em uma região que estava deprimida economicamente”, disse Beto Richa. “Isso é resultado de planejamento e do compromisso do governo em garantir qualidade de vida para as famílias paranaenses”, apontou o governador.

Ele destacou que o governo estadual promove uma mudança de perfil no Vale do Ribeira, considerada segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) uma das regiões mais carentes do Estado. “Além da promoção da melhoria dos serviços públicos nos municípios da região, garantimos mais de R$ 1,4 bilhão em quatro novos investimentos com indústrias cimenteiras”, afirmou. O governador disse que serão realizadas obras de melhorias na infraestrutura viária da região para comportar as novas empresas.

A fábrica da CVR é a segunda do setor a se instalar em Adrianópolis, na região do Vale do Ribeira. A Margem Mineração, do grupo Supremo Cimentos, está investindo mais de R$ 350 milhões na construção de uma unidade na cidade. Ainda está previsto outros dois empreendimentos para o município.

O prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, disse que nos últimos dois anos a realidade econômica e social do município começou a mudar e que o desenvolvimento já reflete na mudança de posição do ranking do IDH, que saltou de posição, do 396 para 331.

“Os novos investimentos representam um marco histórico para o município. Adrianópolis vive uma revolução gerando empregos e garantindo um futuro melhor para a população”, destacou o prefeito.

DESENVOLVIMENTO - A nova fábrica é uma parceria da CVR - Companhia de Cimento com a chinesa Ctici HIC, uma das maiores fornecedoras do mundo de equipamentos de cimento do mundo. A unidade, que terá 25 mil metros quadrados construídos em área total de 250 mil metros quadrados, tem produção prevista de 1 milhão de toneladas de cimento ao ano. As obras devem iniciar em maio de 2014 e a produção tem início em junho de 2016.

“A empresa teve a preocupação de valorizar a mão de obra local, levar o investimento para onde as pessoas vivem e precisam gerar renda”, disse o sócio-diretor da CVR, Henrique Bica Zaffari. O gerente de Aplicações e Propostas da Ctici HIC, José Alexandre Almeida, afirmou que o projeto de instalação da empresa foi acelerado pela parceria com Governo do Paraná. A Ctici HIC é uma indústria referência mundial na área de mineração e siderurgia.

“O governo tem o objetivo de apoiar regiões de baixo IDH do Estado, direcionando investimentos para municípios do interior”, disse o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.

RESULTADOS - Em três anos, o programa Paraná Competitivo atraiu ao Paraná investimentos da ordem de R$ 25 bilhões, com a criação de 150 mil empregos diretos e indiretos. Do total, cerca de 70% dos novos investimentos estão localizados em municípios do interior. O governador Beto Richa afirma que o programa é um dos principais fatores para a histórica expansão industrial do Estado. Além da desoneração fiscal, a política adotada pelo governo estadual inclui também o diálogo com o setor produtivo e a segurança jurídica.

Os investimentos já refletem no resultado crescimento da produção industrial do Paraná, que é uma das maiores do País, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o Paraná está entre os Estados que mais criam empregos com carteira assina, conforma demonstram dados do Ministério do Trabalho.

Outro destaque é que o PIB paranaense cresce a uma média superior à do PIB nacional nos últimos três anos. De janeiro a setembro de 2013, o PIB paranaense cresceu 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, a variação foi de 2,4% no mesmo espaço de tempo, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Participaram do evento de assinatura do protocolo com a CVR-Companhia Vale do Ribeira os secretários estaduais Reinhold Stephanes (Casa Civil), Cezar Silvestri (Governo), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística); a deputada federal Cida Borghetti; os deputados estaduais, Alexandre Curi, Doutor Batista e Stephanes Junior. O presidente da Câmara de Vereadores de Adrianópolis, Sandro Santos, e membros das diretorias das empresas CVR e Ctici HIC.