Agência Metropolitana reativa Linha Barreirinha/São José 05/07/2024 - 11:42

O Governo do Estado, através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná - Amep, anunciou o restabelecimento a partir desta sexta-feira da linha metropolitana Barreirinha/São José, que realiza o itinerário do Terminal Barreirinha até o Terminal Central de São José dos Pinhais.

A informação foi confirmada pelo governador em exercício Darci Piana nesta quinta-feira (4) durante visita ao Terminal Metropolitano do Guadalupe, um dos pontos de parada da linha, que deverá ser utilizada diariamente por cerca de 21 mil pessoas.

Esse atendimento existiu até fevereiro de 2015, quando foi interrompido após a separação da gestão do sistema urbano e metropolitano. Agora, com a retomada, os usuários que necessitam se deslocar ao centro e ao eixo norte de Curitiba terão a possibilidade de realizar o percurso em menor tempo, além de terem mais opções de integração no sistema, pelos terminais e estações tubo existentes no itinerário.

Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, a reativação da operação é uma forma de enfrentamento aos problemas logísticos e sociais, advindos da reconhecida conurbação existente na região, possibilitando melhoria na conexão entre duas grandes cidades.

A linha irá operar em dias úteis, sábados e domingos, de forma compartilhada entre a Agência Metropolitana e a Urbanização de Curitiba S.A. - Urbs. No Terminal Central de São José dos Pinhais, a tarifa será de R$ 5,50 no cartão Metrocard e R$ 6,00 em dinheiro; nas demais paradas será de R$ 6,00 no cartão URBS e R$ 6,13 no cartão de débito.

No total, serão 83 horários por dia em cada um dos sentidos, e um destaque é que a linha estará totalmente integrada para toda a população de Curitiba e São José dos Pinhais.

O itinerário da linha conta com paradas nas estações tubo do Ahú, Centro Cívico - Palácio Iguaçu, Comendador Fontana, Círculo Militar, Guadalupe, Paiol, Terminal Hauer, Terminal Carmo, Terminal Boqueirão e Terminal Central de São José dos Pinhais, no sentido São José, e nas estações tubo do Terminal Boqueirão, Terminal Carmo, Terminal Hauer, Paiol, Guadalupe, Círculo Militar, Comendador Fontana, Centro Cívico - Assembleia, Ahú e Terminal Barreirinha, no sentido Barreirinha.