Amep amplia conexões do transporte coletivo entre Curitiba e Campina Grande do Sul 30/08/2024 - 18:26

A partir de segunda-feira (02), o transporte coletivo metropolitano passará por uma série de ajustes para facilitar o atendimento aos passageiros de Campina Grande do Sul. Essas mudanças foram planejadas com base em uma pesquisa realizada entre os usuários e na adaptação às novas demandas pós-pandemia.

Uma das principais novidades é a volta da linha N61, que liga Campina Grande do Sul ao Terminal Guadalupe, em Curitiba. Atualmente, os moradores da cidade precisam usar uma linha alimentadora até o Terminal Jardim Paulista para, então, seguir para a Capital. Com a retomada da linha N61, os passageiros poderão viajar diretamente a Curitiba, com funcionamento até as 20h em dias úteis e sábados. Nos demais horários, a ligação continuará sendo feita pela linha N73, que atende o percurso entre o Jardim Paulista, Quatro Barras e Guadalupe, com conexão pela linha N11.

No Terminal Jardim Paulista, haverá reforço na linha N62 durante os horários de pico, oferecendo uma opção adicional de ligação com Curitiba, com intervalos de 11 minutos entre os ônibus.

Outra mudança é no itinerário da linha Eugênia Maria, que passará a operar em formato circular no bairro Jardim Ceccon, sem seguir até o Terminal Jardim Paulista. No entanto, a linha N12 assumirá o trajeto, garantindo a ligação com o terminal. A linha N72 Eugênia Maria / Guadalupe, que também serve o bairro, terá horários estendidos até o final da noite em dias úteis e aos sábados.

Além disso, a integração com a Linha Verde será ampliada para o Terminal de Quatro Barras. A linha I50, que fazia a conexão entre Quatro Barras e o Jardim Paulista, será descontinuada e substituída por uma nova rota que inclui a Estação Fagundes Varela na Linha Verde. Futuramente, essa integração será realizada na Estação Atuba, ainda em construção.

Por fim, a linha intercidades I33, que liga o Jardim Paulista ao Guaraituba, terá horários reforçados, incluindo o período de almoço, como era antes da pandemia. E a linha alimentadora N24, que atende a área industrial, será dividida em duas rotas para melhorar o serviço.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou a importância dessas mudanças para os moradores. "Essas alterações foram tecnicamente planejadas para melhorar a experiência dos passageiros e garantir uma maior eficiência no sistema de transporte coletivo metropolitano. Estamos empenhados em proporcionar um serviço de qualidade que atenda melhor às necessidades da população da Região Metropolitana de Curitiba”, disse.

As linhas que chegam no Terminal Guadalupe fazem parte da integração temporal, que permite a troca de linha sem custo adicional dentro de um intervalo de até 2h30, utilizando o Cartão Metrocard.