Amep vai ampliar horários de ônibus em Pinhais para atender o IFPR 01/04/2025 - 14:46

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) anunciou que a linha metropolitana C25-Vila Amélia, que atende o câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, passará por uma ampliação a partir desta semana. Atualmente, o serviço conta com quatro partidas diárias do Terminal Pinhais e uma da Vila Amélia. Com a mudança, serão seis saídas do Terminal Pinhais e cinco da Vila Amélia, atendendo a uma demanda antiga de estudantes e da comunidade.
A ampliação é resultado de uma solicitação conjunta de estudantes do IFPR, do Conselho Municipal da Juventude e da Prefeitura de Pinhais, que destacaram a necessidade de melhorar a acessibilidade ao câmpus. O serviço havia sido temporariamente suspenso devido ao período de férias escolares e às obras na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, que impediam a passagem dos ônibus. Com a liberação do acesso pela Prefeitura nesta semana, o atendimento será retomado e expandido.
O trajeto da linha C25 volta a passar pela Rua Getúlio Vargas, estendendo o percurso na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica do IFPR.
Além dos horários já existentes, a linha oferecerá mais opções de deslocamento para alunos, professores e servidores. A partir de terça-feira (1º), as partidas do Terminal Pinhais ocorrerão nos seguintes horários: 07h, 07h20, 12h40, 13h20, 14h40 e 18h40. Já as saídas do câmpus do IFPR terão os novos horários de 13h05, 17h, 20h25, 22h00 e 22h45.
Para o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, a ampliação é um avanço do resultado do diálogo e da participação popular. "Sabemos que muitos alunos dependem do transporte coletivo para frequentar as aulas. Essa ampliação reflete a importância do diálogo entre o poder público e a população. Atender a essa demanda dos estudantes é motivo de satisfação para nós, pois sabemos que impacta diretamente na formação e qualificação profissional dos jovens”, destacou.