Araucária comemora 121 anos de emancipação política 11/02/2011 - 17:20

O município de Araucária comemorou, no dia 11 de fevereiro, os 121 anos de emancipação política administrativa. Participaram da sessão solene o prefeito de Araucária Albanor Zezé Gomes, o coordenador da Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Rui Hara, a deputada federal Rosane Ferreira, secretários municipais e vereadores.

O prefeito Albanor Zezé cumprimentou e agradeceu todos os moradores de Araucária pela participação e ajuda no desenvolvimento da cidade. “Temos esperança de que dias melhores virão e já conversamos com o governador solicitando mais investimentos para nosso município”, disse o prefeito ao comentar que, na área de educação, o último investimento foi feito há 50 anos na Escola Julio Szymanski.

Representando o governador Beto Richa, Rui Hara parabenizou a população pelo aniversário e disse que é uma honra participar dos 121 anos da cidade simbolo do Paraná. Segundo ele, a Comec pretende articular a integração entre os 26 municípios da região metropolitana de Curitiba para alavancar o desenvolvimento dos municípios. “Sabemos que os problemas não podem ser resolvidos isoladamente e que há necessidade de uma integração de objetivos e propósitos e vamos trabalhar nesse sentido”.

História

A história de Araucária começou quando o Major Sezino Pereira de Souza, chefe político da região, encaminhou uma petição em forma de abaixo-assinado ao governador do Estado na época, José Marques Guimarães, solicitando que a então Freguezia do Iguassú fosse elevada à Vila e, logo em seguida, fosse criado o município. Assim, pelo Decreto Estadual Nº 40, de 11 de fevereiro de 1890, foi fundada Araucária, nome sugerido pelo Dr. Victor do Amaral.

A partir de então, a cidade - conhecida na época do descobrimento do Brasil como Tindiquera, nome dado pelos seus primeiros habitantes - passou a escrever sua história política de desenvolvimento.

Integrada à Região Metropolitana de Curitiba, o município hoje se destaca como um dos principais pólos industriais da Região Sul do Brasil. Estrategicamente localizado em relação ao Mercosul, o Centro Industrial de Araucária (CIAR) conta com uma área de 46.137.500,00m², sediando importantes empresas dos mais diversos segmentos, como madeira, papel, plástico e argila, além da petroquímica e da agroindústria. Dados do IBGE divulgados ano passado mostram que Araucária conta com uma população estimada em 116.683 habitantes.