Arns entrega escola, biblioteca e ônibus em Campo do Tenente 08/11/2012 - 10:30

O governador em exercício Flávio Arns esteve no dia 07 de novembro no município de Campo do Tenente, na Região Metropolitana de Curitiba, para a inauguração de uma escola municipal, construída em parceria com o Governo do Estado, uma unidade da Biblioteca Cidadã e a entrega de um ônibus para transporte de alunos do ensino especial.

A Escola Municipal João Paulo II recebeu investimentos de R$ 3 milhões, sendo 70% em recursos do Estado, que pode abrigar na unidade turmas do ensino fundamental, sob a responsabilidade da secretaria estadual da Educação.

Segundo a administração municipal, 200 crianças já estudam na escola, que foi construída para dar suporte a um conjunto habitacional que está sendo erguido na região. “A escola é fruto do trabalho de muita gente. Isso demonstra que juntos, comunidade, Estado e município, estamos fazendo com que a população tenha uma vida muito melhor”, disse Arns.

Flávio Arns também entregou as obras da Biblioteca Cidadã Cacilda Ribas construída pela Secretaria da Cultura, numa parceria que também envolve as secretarias estaduais de Assuntos Estratégicos e de Infraestrutura e Logística e a prefeitura, que doa o terreno. “A biblioteca é um sinal de referência no município. Por isso, estamos espalhando 300 unidades semelhantes no Estado”, destacou o governador em exercício.

Segundo ele, com este programa o governo promove a democratização do conhecimento e investe na inclusão digital da população, com a disponibilização cinco computadores nos telecentros das bibliotecas. O acervo é de 2.000 livros.

APAE - O ônibus que passa a atender alunos da Escola Especial Homero Grei foi entregue para a APAE do município. O veículo, com 20 lugares e espaço para quatro cadeirantes, substitui uma Kombi com capacidade para transportar somente 12 pessoas, sem acesso para cadeira de rodas.

De acordo com o governador em exercício, o governo estadual está trabalhando para que todas as APAEs do Paraná contem com veículos adaptados para o transportes de alunos do ensino especial. Arns informou que, em dois anos, 160 veículos já foram repassados pelo Estado para estas instituições.

A APAE de Campo do Tenente foi criada em 2009, mas apenas no final do ano passado obteve licença para o funcionamento. Com isso, foi instalada uma escola especial no município. Até então, os estudantes do ensino especial frequentavam escolas em Rio Negro ou Mafra (SC).

Arns também conheceu um projeto inédito de horta com acesso a pessoas com deficiência, localizada na APAE e se comprometeu a ajudar na realização do projeto. A horta tem acesso a cadeirantes.

REIVINDICAÇÕES - Arns também atendeu uma comissão de estudantes da escola Alexandra Peixó que encaminharam reivindicações para a Secretaria da Educação solicitando melhorias na unidade. “Daremos uma resposta a todos os questionamentos até o final desta semana”, garantiu o governador em exercício.

O governador, no discurso, disse que os alunos que enviaram carta pedindo melhorias físicas, terão respostas sobre os problemas que estão enfrentando. Na visita, Flávio Arns cumprimentou autoridades e moradores de Campo do Tenente, que completou 51 anos de fundação no último dia 29 de outubro.