Asfaltamento da Avenida Brasil, em Fazenda Rio Grande, está em fase final de execução 06/03/2009 - 10:30

As obras de pavimentação asfáltica da Avenida Brasil, em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, estão em fase final de execução, restando por fazer apenas os serviços de acabamento e limpeza. Realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), as obras tiveram investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões.

A pavimentação da avenida, numa extensão de 2,5 quilômetros, faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) – conjunto de obras que integra um grande corredor de transporte, com o objetivo de desafogar e desviar o tráfego da Rodovia BR-116, proporcionando rapidez e segurança aos usuários.

O corredor, em Fazenda Rio Grande começa no terminal metropolitano de passageiros, em construção às margens da rodovia, segue pela Avenida das Araucárias, já inaugurada, passa pela Avenida Brasil, onde faz ligação, à direita, com a rua Francisco Ferreira da Cruz (sentido São José dos Pinhais), e à esquerda, com a rua Nicola Pellanda (acesso a Curitiba via Bairro Umbará).

Desenvolvimento - De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, este pacote de obras favorece não somente o transporte de veículos e cargas pesadas que passam pelo distrito industrial da região, como também os moradores, o município e toda a região metropolitana. “Os investimentos, que somam mais de R$ 20 milhões, geram melhorias de infraestrutura urbana e de crescimento para o comércio e para uma maior industrialização do município, tornando a Grande Curitiba mais atrativa e estruturada para o desenvolvimento”, destaca.

Já o coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, garante que estas obras viárias também priorizam a questão da segurança. “A BR-116 há muito está saturada de veículos, caminhões e ônibus, oferecendo perigo aos usuários da via. Por isso o governo do Estado, por meio do PIT, está revitalizando estas ligações com a capital e municípios vizinhos, para oferecer alternativa mais segura, rápida e eficiente para todos”, diz.

A Avenida Brasil recebeu obras de terraplenagem, drenagem superficial e profunda, galerias de águas pluviais, iluminação, sinalização horizontal e vertical, e pavimento asfáltico em borracha (obra ecologicamente correta, que retira da natureza 15 mil pneus de veículos de passeio), que passou de sete para 11 metros de largura.

PIT – O Programa de Integração do Transporte é realizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e da Comec, com investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões. Este corredor metropolitano, formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbanas, está interligando os municípios que estão ao redor da capital. O objetivo é desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba, e de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.

Para isso, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infraestrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo, possibilitando o deslocamento inter-regional, evitando o congestionamento das vias centrais.

Obras do PIT em Fazenda Rio Grande (Box):

Total de investimentos – R$ 22,9 milhões

Concluída: Avenida das Araucárias – 1 km – R$ 2,3 milhões

Em obras: Avenida Brasil – 2,55 km – R$ 3,5 milhões; Avenida Francisco Ferreira da Cruz – 2,2 km – R$ 2,1 milhões; Nicola Pellanda (lote 02) – 3,2 km – R$ 4,5 milhões; Nicola Pellanda (lote 01) – 2,6 km – R$ 5,7 milhões; Terminal de Passageiros – R$ 4,8 milhões.