Audiência pública reúne mais de 200 jovens do Vale do Ribeira 02/07/2013 - 10:40

A Assessoria Especial de Juventude do Governo do Paraná reuniu mais de 200 jovens na primeira Audiência Pública Estadual da Juventude, realizada no dia 29 de junho, Tunas do Paraná. Participaram jovens dos municípios do Vale do Ribeira.

Ao abrir a audiência, o Assessor Especial de Juventude, Edson Lau Filho, falou sobre este importante canal que o Governo do Estado dá aos jovens para ouvir suas sugestões e revindicações, incentivando o protagonismo juvenil. Os participantes da audiência fizeram muitas perguntas, principalmente na área de educação, esporte e saúde. As questões foram respondias por técnicos das secretarias estaduais, presentes no encontro.

O encontro teve a participação do prefeito de Tunas do Paraná, Joel do Rocio Bomfim, que também ouviu as revindicações dos jovens. Jorge Piloto, assessor jurídico da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, fez palestra sobre prevenção do uso de drogas, riscos físicos, mentais e sociais aos jovens. O tema despertou interesse e foi amplamente debatido durante a audiência.

Também participaram da audiência, vereadores e representantes de secretarias estaduais e municipais do Vale do Ribeira.

POLÍTICA - Criada em fevereiro de 2013 para trabalhar com jovens paranaenses de 15 a 29 anos, a Assessoria Especial da Juventude tem o objetivo de elaborar e propor a Política Estadual da Juventude, articulada com outras secretarias e órgãos do Estado.

“Trabalhamos para levar aos jovens a proposta do governador Beto Richa, de atender a todos os municípios do Paraná com investimentos e programas que atendam as necessidades da população, em toas as áreas”, afirmou Edson Lau Filho. “Quando investimos em municípios pequenos, também reduzimos a pressão sobre os maiores”, disse ele.

Os jovens assistiram a apresentações dos grupos Street Dance Competition, de Cerro Azul; Grupo Dança Arte, do projeto Cidadão do Futuro, de Dr. Ulisses; Grupo de Capoeira e a Orquestra de Cordas de Tunas do Paraná.

A Assessoria Especial da Juventude vai promover mais audiências públicas em outros municípios este ano. Além disso, está presente onde os jovens estão e tem canais de comunicação diretos com a juventude nas redes sociais através do Facebook (facebook.com/aejpr) e do twitter (twitter.com/aejpr).