Aumenta a segurança de pedestres durante as obras da trincheira na Avenida das Torres 21/10/2009 - 10:20

Os pedestres terão mais segurança para atravessar as vias na área de construção da trincheira das Avenidas das Torres e Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O primeiro dos quatro semáforos previstos para o local começa a funcionar nesta quinta-feira (22). “Solicitei a instalação destes equipamentos em virtude dos estudos que realizamos sobre o fluxo de pedestres na região. Eles são, na sua maioria, trabalhadores das empresas que ficam no entorno da obra”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto.

O primeiro semáforo fica no cruzamento da Avenida das Torres com a Avenida Rocha Pombo (área das empresas Nutrimental, McDonald’s e Posto Ipiranga). Outros três serão colocados em funcionamento até semana que vem: um próximo à empresa Balaroti, um perto da Globo Renault e outro na Churrascaria Napolitana (Avenida Rui Barbosa com a Rocha Pombo). E por fim, haverá um semáforo para veículos na conversão à esquerda de quem vem do Aeroporto Afonso Pena/Santa Catarina e quer ir ao centro de São José dos Pinhais. Este semáforo ficará 300 metros depois do canteiro de obras.

CONGESTIONAMENTOS – De acordo com a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Trânsito (Demutran), parceira da Sedu/Comec na sinalização do local, para atravessar os desvios o pedestre deve acionar um dispostivo (“botoeira”) localizado no equipamento e aguardar até o temporizador bloquear o fluxo de veículos, o que leva, em média, pouco mais de um minuto. A implantação do dispositivo não provocará congestionamentos de veículos: ele só funcionará quando houver pedestre.

“Com os avanços das obras, vamos estudando cada passo dado e observando as sugestões dos usuários da via para, com a nossa parceira, a prefeitura adotar providências que garantam a segurança de todos que precisam passar pela área das obras”, destacou a diretora-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Letizia Fiala. Segundo ela, em março próximo “todos esses percalços certamente estarão sanados”.

De acordo com o levantamento preliminar realizado pela Sedu/Comec e Prefeitura, 1,5 mil pessoas trabalham nas três principais empresas que ficam no entorno da obra (Globo Renault, Balaroti e Nutrimental). Segundo o prefeito em exercício Jairo Melo, “esta medida é de suma importância para a segurança da população, pois em virtude da construção da trincheira a área ficou perigosa para os pedestres”. Para o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, o local ganhou desvios por causa da obra e, com isto, ficou mais difícil atravessá-lo.

TRINCHEIRA - A trincheira faz parte do Programa de Integração do Transporte – PIT, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e pela sua vinculada Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Os investimentos são da ordem de R$ 11,3 milhões para a execução da obra, de responsabilidade da Sedu/Comec, e R$ 7 milhões em desapropriações realizadas pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Mais de 40% dos serviços na trincheira já foram realizados. Foi feita a drenagem pluvial da região e construído um binário para o desvio de tráfego da Avenida Rui Barbosa. O prédio onde funcionava uma farmácia foi demolido, foram abertas as alças de acesso às duas avenidas e realizado o estaqueamento para a estruturação da trincheira e a colocação de estacas de contenção. A Rui Barbosa está interditada, no cruzamento, desde maio e a Avenida das Torres, desde o mês passado. Tudo deve estar pronto e liberado ao tráfego em meados de março de 2010.