Autorizada licitação para pavimentação de ruas em Piraquara 27/02/2014 - 14:40

O governador Beto Richa autorizou, no dia 27 de fevereiro, licitação para pavimentação de vias urbanas em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O valor do investimento é de R$ 5,5 milhões para a pavimentação e urbanização de sete ruas dos bairros Ipanema e Bela Vista. Além da pavimentação, serão realizados serviços de drenagem de águas pluviais, galerias, mais de 16.700 metros quadrados de calçadas com rampas de acesso, meio-fio, iluminação, sinalização, paisagismo e urbanismo.

“São obras importantes para Piraquara, que atendem os anseios de importantes comunidades do município e promove a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Beto Richa, acompanhado do prefeito de Piraquara, Marcus Maurício de Souza Tesserolli. Os recursos são do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), disponibilizado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Fomento Paraná. O SFM ajuda as prefeituras a atenderem as prioridades da população.

No encontro realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador destacou que a pavimentação das vias urbanas se soma ao projeto de duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR 415), entre Pinhais e Piraquara, realizada pelo governo estadual em parceria com as prefeituras. Richa afirmou que o edital de licitação da obra de 14 quilômetros será aberto nas próximas semanas. “O Governo do Estado é parceiro dos municípios e tem procurado mecanismos para compensar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos prefeitos”, afirmou o Richa.

O prefeito Marcus Tesserolli disse que o governo estadual dá atenção ao município e que os projetos encaminhados às secretarias estaduais estão sendo atendidos. “Investimos em infraestrutura porque temos o Estado como parceiro. A prefeitura sozinha não conseguiria realizar as obras”, disse o prefeito. Ele explicou que outros projetos de pavimentação de vias serão executados em parceria com o governo. “As obras beneficiam o município como um todo, porque contemplam ruas de grande circulação, com muito fluxo de veículos e pedestres”, disse ele.

PROJETO - O presidente da Associação de Moradores Nova Esperança, Osmar dos Santos, afirmou que as obras acontecerão em locais de concentração de escolas e creches e grande circulação de pessoas. “A população daquela região aguarda há muitos anos pelo asfalto”, destacou Santos.

O diretor-geral da secretaria do Desenvolvimento Urbano, João Ortega, afirmou que a previsão do início da obra é de até 60 dias. Pelo SFM os juros são escalonados, de acordo com o porte dos municípios, sendo que os pequenos pagam as menores taxas. Estão previstos R$ 500 milhões em financiamentos aos municípios, até o fim de 2014. A dona de casa Adriana Rodrigues, moradora da Vila Macedo, em Piraquara, utiliza diariamente as vias que serão pavimentadas. Ela contou que é frequente a ocorrência de acidentes de trânsito, por falta de sinalização, e problemas de saúde devido ao pó que entra as casas. Adriana acompanhou a solenidade e disse que ficou satisfeita com a ação.

Participaram da solenidade o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o deputado estadual Rasca Rodrigues e vereadores do município.

Confira as ruas de Piraquara que serão pavimentadas:

Duarte da Costa - entre Duque de Caxias e João Leopoldo

Estácio de Sá - entre Padre Agostinho e João Leopoldo Jacomel

Visconde de Cairu - entre Avenida das Nações e Estácio de Sá

Pedro Álvares Cabral - entre Barão do Rio Branco e Gilberto Nascimento

Mem de Sá - entre Barão do Rio Branco e Orlando Santander Francisco

Arthur Martins - entre Manoel Alves Teixeira e João Leopoldo Jacomel

Vereador Orlando Santander Francisco - entre Manoel Alves Teixeira e Cristóvão Colombo