Avenida das Torres fica mais estreita para obra de trincheira em São José dos Pinhais 26/05/2009 - 11:40

As faixas da direita da Avenida das Torres estão bloqueadas nos dois sentidos de trânsito na altura do cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, onde o Governo do Estado constrói uma trincheira. O estreitamento das pistas é necessário para que operários e máquinas trabalhem na retirada e recolocação das tubulações de esgoto, energia elétrica e telecomunicações. Técnicos da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) pedem que os motoristas redobrem as atenções nos dois lados da avenida, pontos de intenso movimento de pedestres.

Ao mesmo tempo, começaram a ser colocadas as estacas das fundações da interseção entre as duas avenidas, trabalho que deverá durar de seis a oito meses. Também tiveram início as escavações para a construção das alças de acesso da Rui Barbosa à Avenida das Torres. As obras vão precisar, além dos trabalhos tradicionais de engenharia civil, de técnicas construtivas diferenciadas em função das linhas de transmissão de alta voltagem (69 mil volts) que passam no canteiro central da Avenida das Torres.A construção da trincheira, no valor de R$ 9,1 milhões, é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Comec, dentro do Programa de Integração do Transporte da Região Metropolitana de Curitiba (PIT).

Volume - A construção da trincheira teve início no fim do ano passado. Já houve a drenagem pluvial da região, a construção de um binário para o desvio de tráfego da Avenida Rui Barbosa, a demolição de um prédio onde funcionava uma farmácia e o estaqueamento para a estruturação da trincheira. Na obra serão utilizados 1.600 m³ de concreto; a terraplanagem vai movimentar 70 mil metros cúbicos de terra (equivalente a dez campos de futebol). Serão construídas nove alças de acesso: duas para o Aeroporto Afonso Pena, duas na Rui Barbosa sentido BR-277, duas para o centro da cidade e Avenida das Américas (em São José dos Pinhais), duas para Curitiba e um acesso para a BR-376 (sentido Sul). Serão feitos também 5 mil metros quadrados de calçadas em lajota de concreto, 2 mil metros quadrados de passeio, 4 mil metros lineares de águas pluviais, 43 rampas de acesso para portadores de necessidades especiais. Serão plantadas 1.035 árvores e 20 mil m² de grama.

O Programa de Integração do Transporte (PIT) prevê investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões para a construção de corredor metropolitano formado por de terminais de passageiros, obras de arte e pavimentação de vias urbanas. Por meio do programa estão sendo interligados os municípios do entorno da capital com o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba. O PIT também vai estabelecer um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.

As obras do PIT abrangem os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional evitando o congestionamento das vias centrais.