Balsa Nova, Lapa e mais 51 municípios terão reforço no atendimento básico de saúde 21/11/2012 - 14:53

O governador Beto Richa entregou no dia 21 de novembro conjuntos com 65 itens para equipar 55 unidades de saúde da família construídas este ano com recursos do Estado. São consultórios odontológicos, mesas clínicas, balanças, autoclaves, pinças e armários, entre outros equipamentos necessários para garantir atenção adequada aos pacientes. O investimento foi de R$ 2,6 milhões.

Esta é a primeira vez que o governo estadual repassa equipamentos para o atendimento básico de saúde nos municípios. Os kits começam ser entregues imediatamente aos 53 municípios contemplados nesta etapa. Destes, dois são da Região Metropolitana de Curitiba: Balsa Nova e Lapa. “Os municípios precisam do apoio do Estado para garantir um atendimento mais eficaz e ágil de saúde e atendê-los é um compromisso que assumimos e estamos cumprindo”, afirmou Richa.

O governador lembrou que o orçamento da saúde do ano que vem terá um acréscimo de R$ 390 milhões, o que garantirá a compra de mais equipamentos e a implantação e ampliação de diversos programas nos municípios, como a Rede Mãe Paranaense, a Rede de Urgência e Emergência, o HospSUS (programa de apoio a hospitais públicos e filantrópicos), entre outros. “Em quatro anos serão mais de R$ 1,5 bilhão em recursos adicionais para os municípios”, destacou Richa.

Para tornar mais ágil o repasse de recursos aos municípios, o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa um projeto de lei alterando o modelo atual. A proposta prevê que a partir de 2013 os repasses serão feito “fundo a fundo” – ou seja, diretamente do Fundo Estadual da Saúde para os fundos municipais. Isso eliminará a necessidade de convênios e facilitará a aplicação das verbas em programas de saúde.

“É investindo na rede primária de saúde dos municípios, com custeio, investimentos de capital, equipamentos e capacitação, que vamos organizar a saúde pela base”, disse o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

A prefeita de Nova Tebas, Heloisa Jansen, afirmou que os equipamentos vão possibilitar a melhoria no atendimento nas duas unidades da saúde da família do município já em funcionamento e na terceira, que está em fase de construção.

“O governo se mostra sensível às questões da saúde. Os equipamentos vão auxiliar o trabalho dos profissionais da área e garantir mais qualidade de vida à população”, disse o prefeito de São João, Clóvis Cucolotto.

APSUS – O secretário da Saúde informou que em 2012 o governo investiu R$ 26,3 milhões na construção e ampliação de 132 unidades de saúde. Para 2013 estão previstos recursos de R$ 59 milhões para construção, ampliação e equipamentos de mais 150 unidades de saúde. “O Governo do Estado age prontamente para atender as reivindicações de todos os prefeitos, em uma parceria para garantir uma melhor condição de vida para toda a população”, afirmou o governador.

A reforma e construção de unidades da Saúde da Família integram o programa APSUS, criado para apoiar os municípios em três eixos: investimentos/ custeio/ educação permanente, visando a melhoria da atenção primária à saúde em todo o Paraná. O governo estadual repassa o incentivo estadual para 391 municípios, de acordo com o Fator de Redução das Desigualdades. Em 2012 foram repassados R$ 9,5 milhões e para o próximo ano estão previstos R$ 30 milhões.

Por meio do APSUS, o governo estadual também promove o processo de educação permanente e faz Oficinas da Atenção Primária à Saúde e cursos de atualização profissional, em parceria com Universidades e Sociedades científicas. Neste ano participaram das oficinas e dos cursos aproximadamente 30 mil profissionais de saúde.

Confira a lista de municípios que receberão conjuntos de equipamentos nesta etapa: Balsa Nova; Lapa; Teixeira Soares; Prudentópolis; Paulo Frontin; São João; Sulina; Vitorino; Marmeleiro; Pinhal de São Bento; Salgado Filho; Santa Izabel do Oeste; Boa Vista da Aparecida; Braganey; Cafelândia; Campo Bonito; Capitão Leônidas Marques; Catanduvas; Formosa do Oeste; Guaraniaçu; Lindoeste; Nova Aurora; Santa Lúcia; Santa Tereza do Oeste; Campina da Lagoa; Nova Cantu; Roncador; Ubiratã; Alto Piquiri; Ivaté; Cianorte; Cidade Gaúcha; Indianópolis; Paranavaí; Astorga; Atalaia; Munhoz de Mello; N. Sra das Graças; Santa Fé; Apucarana; Assaí; Cambé (2 unidades); Ibiporã; Jaguapitã; Lupionópolis; Rolândia; Nova Santa Barbará; Santa Cecília do Pavão; Santa Mariana; Maripá; Nova Santa Rosa; Pato Bragado; Nova Tebas (2 unidades).