Batalhões estratégicos da Polícia Militar têm novos comandantes 17/02/2011 - 14:47

A Polícia Militar trocou, na manhã do dia 15 de fevereiro, o comando de unidades estratégicas da corporação. São eles: o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb/FV) e Batalhão Metropolitano (17.º BPM) - responsável pela Região Metropolitana de Curitiba. A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral, em Curitiba.

O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, pediu integração para os serviços oferecidos à população. “Daremos o que a sociedade espera: polícia preventiva na rua, policiamento ostensivo e redução dos índices de criminalidade”, afirmou o secretário.

Já para o comandante-geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, as mudanças buscam melhorias nas unidades e nos serviços prestados pela Polícia Militar. “Espero muita dedicação, muito comprometimento, trabalho cada vez mais ético e profissional e, principalmente, integração com a comunidade, porque precisamos resgatar a confiança da população na Polícia Militar”.

O coordenador da Comec, Rui Hara, participou da solenidade juntamente com secretários de estado, prefeitos, deputados, vereadores, além de outros comandantes de batalhões e companhias e autoridades do Exército.

UNIDADES - Assumiu o Bope o tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, que foi subcomandante do 20.º Batalhão. Antes dele, comandava a Companhia de Polícia de Choque – que por decreto governamental virou Bope no final do ano passado – o tenente-coronel Rui Rota da Purificação. “Iremos intensificar a radiopatrulha de alto risco que é feita pela Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) e o Comandos e Operações Especiais (COE) terá novos equipamentos de instrução”, disse Nerino. O trabalho da unidades será baseado em estatísticas.

A Força Verde será comandada pelo tenente-coronel Daniel Jacinto Berno que substituirá o tenente-coronel João Alves da Rosa Neto. Berno exercia a função de Chefe do Estado Maior do Comando do Policiamento do Interior (CPI). “O meio ambiente precisa cuidados específicos. Vamos trabalhar para conscientizar a população sobre ações para evitar enchentes e coibir a depredação”, afirmou o novo comandante.

O tenente-coronel Maurício Tortato, que chefiou a 1.ª Seção do Estado Maior (Legislação e Pessoal), assumiu o comando do 17.º BPM (Batalhão Metropolitano), no lugar do tenente-coronel Washington Lee Abe. “A sociedade espera que a Polícia Militar seja o principal instrumento de defesa social na área de segurança pública. O crime é um fenômeno social e não simplesmente um fenômeno jurídico”, enfatizou Tortato.

A Polícia Rodoviária fica sob o comando do tenente-coronel João Vieira – que chefiou a 6.ª Seção do Estado Maior (Orçamentos e Finanças) –, substituindo o tenente-coronel Antônio Carlos Fernandes. “Uma das principais metas é a redução no número de acidentes e para isso usaremos metodologias e aplicaremos novamente as Rotam (Rondas Tático Móvel) nas rodovias”. Vieira explicou que os policiais rodoviários receberão treinamento para combater criminosos em pontos críticos, identificados pelo setor de planejamento da unidade. Fonte SECS