Beto Richa inaugura Centro da Juventude em Almirante Tamandaré 16/07/2013 - 15:47

O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, inauguraram no dia 15 de julho o Centro da Juventude Governador José Richa, de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. É a 20ª unidade inaugurada no Estado pela atual gestão. Durante o encontro com o prefeito Aldinei Siqueira e comunidade, Richa também autorizou a liberação de recursos para a construção de uma unidade básica da saúde e entregou duas viaturas da Polícia Civil e uma da Polícia Militar para o município.

“O governo demonstra de forma prática e concreta o compromisso com os municípios. A região metropolitana é uma das que mais cresceram nos últimos anos no Paraná e, conseqüentemente, aumentou também as demandas por serviços públicos de qualidade”, disse Beto Richa.

O governador ainda garantiu a construção de uma delegacia cidadã, com investimentos de R$ 4 milhões. Ele lembrou que já foram anunciadas as obras de duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092), entre Curitiba e Itaperuçu, que passa por Almirante Tamandaré. “O governo está presente atendendo todas as demandas da população e firmando importantes parcerias com os prefeitos”, afirmou ele.

O prefeito Aldinei Siqueira disse que o Centro da Juventude representa avanço na vida dos jovens do município, que agora terão um lugar adequado para fazer cursos e praticar atividades físicas. “O município de Almirante Tamandaré nunca recebeu tantos investimentos do governo estadual na sua história”, disse Siqueira.

Ele destacou as ações realizadas pelo governo, como a construção das pontes nas ruas Fredolin Wolf e José Carlos Colodel, a reforma do Colégio Ambrósio Bini, as revitalizações das estradas do Morro Azul e do Campo Grande, a liberação de recursos do Programa Calcário, as obras de drenagem do Rio Barigui e afluentes (R$ 40 milhões investidos), a construção de 69 unidades habitacionais urbanas e 35 rurais, a entrega de uma ambulância e a construção do Centro Estadual de Educação Profissional.

CENTRO - O novo centro tem uma área construída de 1.600 metros quadrados e custou R$ 2,5 milhões. Os recursos são do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência (Fia) e foram deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). A estrutura conta com piscina, quadra coberta, auditório, laboratório de informática, sala de dança e biblioteca.

“Buscamos atender os jovens, uma camada da população que por muitas vezes fica ociosa e que servem de instrumento para a marginalidade e criminalidade”, disse Fernanda Richa. A secretária reforçou que o centro também poderá ministrar cursos técnicos.

Adolescentes e jovens com idade de 12 a 28 anos terão no Centro da Juventude atividades esportivas, artísticas e culturais visando cidadania, convivência comunitária e formação profissional. Serão atendidos até mil adolescentes e jovens por dia, em três turnos, do bairro Cachoeira e dos bairros do entorno.

NO PARANÁ – Em quatro anos serão destinados R$ 74,7 milhões de recursos do Fia/Cedca para a construção e equipamentos de 29 Centros da Juventude em todo Paraná.

De 2012 até agora foram inaugurados 19 Centros da Juventude nos municípios de Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Lapa, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama.

Ainda neste semestre serão inauguradas as unidades de Francisco Beltrão, Ivaiporã, Laranjeiras do Sul e Piraquara. Estão previstas também para este ao o início das obras dos Centros da Juventude de Prudentópolis, Paranaguá, Guarapuava e Londrina.