Biblioteca Pública promove sessões de cinema na RMC 20/04/2017 - 11:18

A Biblioteca Pública do Paraná inicia na próxima semana o projeto “Aprendendo a ver, ouvindo”, que leva filmes com audiodescrição — narração descritiva para pessoas com deficiência visual — a instituições de Curitiba e Região Metropolitana. As primeiras sessões acontecem na Escola Municipal Vereadora Lais Peretti, no bairro Pinheirinho (dia 24), e no Teatro Sesi de São José dos Pinhais (dias 28 de abril, 3 e 12 de maio).

Promovido pela Seção Braille da BPP, o projeto conta com um acervo de dezenas de filmes nacionais e internacionais, entre eles O Quatrilho, Tapete Vermelho e Escalada. “O recurso utilizado nas sessões consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e não estão contidas nos diálogos, como expressões faciais e corporais e detalhes sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais”, explica Cleomira Souza, uma das coordenadoras da atividade.

Instituições interessadas em exibir os filmes audiodescritos devem entrar em contato pelo telefone (41) 3221-4980 e 4985 ou pelos e-mails lidiamaragross@bpp.pr.gov.br e cleomirasouza@bpp.pr.gov.br.