Bocaiúva do Sul sediou Fórum Territorial do Vale da Ribeira
01/11/2011 - 15:00

O Fórum Territorial do Vale da Ribeira foi realizado no dia 31 de outubro em Bocaiúva do Sul e contou com a participação de Rui Hara, coordenador geral da Comec - Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba. “Este fórum é muito importante para discutir e encontrar soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade do Vale da Ribeira”, disse Rui Hara ao lembrar que, apesar de ter o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, a região também tem uma agricultura familiar forte e um grande potencial a desenvolver.

“É possível sonhar um território do Vale melhor, para isso precisamos do esforço, trabalho e união dos municípios”, comentou a presidente do Fórum e prefeita de Bocaiúva do Sul, Lucimeri de Fátima Santos Franco. Neste evento o grupo discutiu a recomposição do colegiado do Fórum e a validação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território Vale da Ribeira Paraná.

Durante o evento ocorreu a inauguração do Escritório Regional da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural ) – Unidade Avançada Regional Vale da Ribeira, que vai atender os sete municípios da região.

Vale da Ribeira - O Vale do Ribeira localiza-se entre os estados de São Paulo e Paraná e a região se destaca pela preservação de suas matas e pela grande diversidade ecológica.

No Paraná o território abrange 6.091 km² sendo composto por 07 municípios: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná. A população total é de 100.821 habitantes e, destes, 42,75% vivem na área rural.

Esta é uma das regiões mais pobres do Estado, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio de 0,69, índice inferior à media estadual que é de 0,787.