COMEC finaliza testes no Terminal Alto Maracanã 25/11/2008 - 10:30

Técnicos da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), realizaram os últimos testes de alinhamento dos ônibus linha direta (Ligeirinho) no revitalizado Terminal Metropolitano do Alto Maracanã, em Colombo.

Na ocasião, os engenheiros da Comec e da Urbanização de Curitiba S/A (URBS), que operacionaliza o transporte público integrado de Curitiba e Região Metropolitana, verificaram a abertura das portas e o alinhamento das lingüetas dos ônibus com as plataformas metálicas instaladas no terminal.

AJUSTES - Tudo analisado e de acordo com as normas de operacionalização, os usuários do transporte coletivo passarão a apanhar o ônibus Ligeirinho e as demais linhas na parte reconstruída e ampliada do Alto Maracanã a partir das 5 horas, do dia 29 (sábado).

Algumas linhas deste terminal serão remanejadas para o Guaraituba, que também começa a funcionar no dia 29, para que possa ser pavimentada a Rua Abel Scuissiato, um dos acessos para a entrada e saída dos ônibus do Alto Maracanã.

E para chegar aos 100% para a circulação dos veículos na parte nova do terminal, foi realizado um pré-teste, em meados de agosto, no qual foram listados alguns ajustes e adaptações para futuras ampliações, como, por exemplo, receber carros maiores, como é o caso do articulado ligeirinho. “Este terminal foi projetado para atender a demanda crescente de passageiros para os próximos 15 anos”, destacou o coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira.

REVITALIZAÇÃO – As principais obras de revitalização do terminal do Alto Maracanã estão sendo concluídas para que entre em operação no dia 29 junto com o início da utilização do terminal do Guaraituba, também em Colombo.

Para tanto, o terminal do Alto Maracanã recebeu investimentos da ordem de R$ 4 milhões, e terá plataforma elevada para acesso dos usuários ao ônibus da Linha Direta (Ligeirinho), bem como uma área comercial com 404m², sanitários, administração, bicicletário e, ainda, uma área coberta para a parada de outros ônibus.

Também constam na obra duas entradas de passageiros, uma pela Rua Arquimedes e outra pela Anchieta (paralela à Estrada da Ribeira), quatro travessias para pedestres, com rampas e guias rebaixadas, e guaritas de segurança.

Conforme o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, a pavimentação da Rua Arquimedes, o calçadão em frente às lojas, a estrutura metálica e cobertura, e os bancos, entre outras benfeitorias, põem fim aos antigos transtornos que a população enfrentava no Alto Maracanã.

“Daqui em diante, teremos plenas condições de abrigar e prestar bons serviços para os 70 mil passageiros que deverão freqüentar o terminal todos os dias”, garante.

HISTÓRIA - O terminal foi inaugurado em 1986, passou por obras em 1996 e agora está totalmente remodelado. Nas 24 linhas que até então utilizavam o local, o movimento era de cerca de 87 mil passageiros/dia, o que indica a superlotação. Com a remodelação, haverá mais espaço e conforto para os usuários.

O número de passageiros e o de linhas, por exemplo, vai diminuir num primeiro momento, pois 40% da demanda será transferida para o novo terminal do Guaraituba. “Como o Marcanã dobrou de tamanho, ele esta projetado para atender futuramente mais linhas e passageiros”, declara o coordenador da RMC.

PIT – Todas estas obras estão inseridas no Programa Integrado de Transporte – PIT, de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDU, e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC, que tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que todas as linhas de ônibus passam por Curitiba, e de estabelecer um corredor de desenvolvimento, ligando os municípios de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

O programa prevê investimentos na ordem de R$ 124 milhões no sistema viário com duplicação de vias, pavimentação, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus e em terminais metropolitanos, com recursos do Governo do Estado e financiamentos parciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Confira as linhas que vão operar no Terminal Metropolitano do Alto Maracanã a partir deste dia 29:

ALIMENTADORES
Santa Helena
Jardim das Graças
Planalto
Jardim Eucaliptos
Adriane
Ana Terra
Sede APEDEC
Sede Maracanã

TRONCAIS
Maracanã Santa Cândida
Guaraituba Cabral
Curitiba Guaraituba
Maracanã Bairro Alto
Colombo São José dos Pinhais
Maracanã Capão da Imbuia
Maracanã Cachoeira (Almirante Tamandaré)

LIGEIRINHO
Colombo CIC

TOTAL: 16 linhas / 18 plataformas de embarque e desembarque.