Câmara discute projetos de qualificação para a Copa 20/09/2011 - 10:35

A Secretaria de Estado da Copa 2014 realizou no dia 19 de setembro a segunda reunião da Câmara Temática do Comércio e Tecnologia para analisar propostas de trabalho de capacitação profissional que podem ser transformadas em ações efetivas. Os integrantes da Câmara estão levantando todos os projetos e programas em desenvolvimento para dar uniformidade a ação, além de evitar duplicidade.

Segundo o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, qualificar os trabalhadores das áreas de serviço e comércio é fundamental para o Paraná. O Sistema Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná) apresentou seu Relatório do Programa de Educação Profissional. “Estamos com quase 600 cursos, capacitando mais de 22 mil trabalhadores nos principais pontos turísticos do Paraná”, informou Emerson Jabur.

Segundo ele, o trabalho envolve cursos que vão desde a área de hospitalidade, comércio e turismo, até qualificação de taxistas, governança e atendimento hospitalar e cozinha executiva. Também estão em andamento cursos de inglês, espanhol, madarim e libras.

A Agência Curitiba de Desenvolvimento apresentou a idéia de uma ação de promoção comercial, propondo reuniões com supermercadistas, shoppings, comércio varejista e indústria para receber sugestões e desenvolver campanhas de motivação para a Copa 2014. “Vamos conversar com este segmentos visando alimentar algumas promoções com motivação na Copa”, disse Francisco Hopker.

Mario Celso Cunha também fez um relato das principais medidas que estão acontecendo em todo o Brasil. De acordo com ele, o Sebrae está investindo R$ 80 milhões para promover seminários, encontros empresariais e cursos de capacitação nas 12 sedes da Copa. “O Ministério do Turismo pretende formar 310 mil trabalhadores em todo o País”, disse.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) está centrada nos pequenos meios de hospedagem, devendo atingir 1.300 estabelecimentos até 2012, com investimentos de R$ 3,3 milhões nas doze sedes. Outras qualificações estão sendo feitas pela Abrasel e Sindehotéis.

Participaram da reunião representantes do Sistema Fecomércio, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Instituto Curitiba de Informática (ICS), Sebrae, Fundação Getúlio Vargas, Lactec e Assembléia Legislativa do Paraná.