Câmara temática debate sistema de monitoramento de trânsito na Copa 24/08/2012 - 11:23

Integrantes da Câmara Temática de Infraestrutura, da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa 2014, reuniram-se no dia 23 de agosto na sede da URBS, quando visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO), que faz parte do projeto SIM - Sistema Integrado de Monitoramento. Eles conheceram detalhes do sistema, que mantém conectadas centenas de câmeras espalhadas pela cidade para monitorar o trânsito.

O transporte coletivo também tem integração com o Centro, mantendo comunicação direta com os motoristas. "O monitoramento em tempo real ajuda na fluidez do trânsito, além de garantir mais segurança, pois as imagens são transmitidas para a base da Guarda Municipal", comentou o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha.

O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Marcos Isfer, participou da reunião e ressaltou a importância do sistema de monitoramento para o planejamento da cidade. "A Copa do Mundo é um evento que deixará um grande legado para cidade. O sistema SIM é um deles, pois será fundamental no planejamento e na melhoria da mobilidade urbana em Curitiba", disse Isfer.

Diversas placas de avisos já foram colocadas em alguns pontos da cidade, com informações em tempo real de como está o movimento nas ruas. Com a integração de todo o sistema os controladores poderão encontrar alternativas para as áreas que estiverem sobrecarregadas. Os operadores, que têm 21 telas à disposição, podem alterar os paineis informativos, como também sincronizar sinaleiros para facilitar o escoamento do trânsito.

Durante a reunião foram feitas três apresentações sobre a infraestrutura de mobilidade urbana de Curitiba. Sandro Setim, diretor técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), falou sobre os projetos do Governo do Estado do PAC da Copa. A arquiteta Priscila iboni, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), apresentou um audiovisual sobre os projetos que envolvem a prefeitura de Curitiba no PAC da Copa, também chamado de PAC da Mobilidade. E o assessor técnico da Celepar, Adão Pedroso, apresentou uma atualização do cadastramento dos projetos paranaenses para a Copa 2014.

Participaram da reunião Paulo Rogério Scholl e Gerson Armstrong (Compagas), Antonio Pallu (Infraero), Sandro Setim (Comec), Antonio Carlos Araújo e José Carlos Gomes Pereira Filho (Urbs), Maria Vitória Ferreira e Claudio Smirne Diniz (Ministério Público), Nelson Ramos de Mello Junior, Fabian Monteiro, Simone Alvarenga e Luciana Dolci Alves (Sanepar), Milton José Marcolan (Copel), Claudio Guillen (SMOP), Denise Golfieri de Oliveira (SEED), Edson Luiz Chavara (Sebrae), Tenente João Carlos Schena (Defesa Civil), Wolmy Bruel Junior (SMU), Leandro de Lima Neto (SIITEP/FIEP), Rosane Gonçalves (SEPLAN), Leslie Culpi (Consultora), Priscila Tiboni (Ippuc) e Adão Antônio Pedroso (Celepar).