Caminhada da Natureza acontece em Balsa Nova 22/03/2013 - 10:28

Acontecem no sábado (23 de março) as duas Caminhadas da Natureza que mais chamam a atenção do público por conta de seus trajetos, entre as 80 que serão realizadas em todo o Estado, em 2013. O município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, organiza o passeio noturno no Circuito Luar do Purunã e Pontal do Paraná leva os caminhantes por trilhas de manguezal e restinga no Circuito Caiçara.

“O município de Balsa Nova participa deste projeto pela quarta vez, mas esta será a primeira caminhada noturna. É um passeio que oferece uma experiência diferente aos participantes. Trabalha mais o lado das sensações, dos sons do vento e das aves que têm hábito noturno”, conta Oswaldo Dias, da área de turismo da prefeitura. Serão 11,2 quilômetros de trajeto no Circuito Luar do Purunã e é indispensável ter uma lanterna para aproveitar cada detalhe do caminho. Quem quiser estender o passeio pode aproveitar para passar a noite nas pousadas da região.

De acordo com Dias, as caminhadas realizadas em conjunto pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Emater e parceiros ajudam a movimentar o comércio do município. “O passeio à noite estimula os turistas a se hospedarem na região e a adquirirem nossos produtos. Além disso, toda a renda adquirida com o jantar rural, incluído no passeio, será revertida para a escola municipal, que receberá o evento. Isso envolve toda a comunidade”, destaca.

Já a Caminhada de Pontal do Paraná acontece durante o dia e inclui quatro trilhas, passando por ecossistemas de mangue, restinga e praia. A primeira é a Trilha do Micuin, localizada no Parque Natural Municipal do Manguezal do Rio Perequê. Lá poderão ser observados caranguejos do mangue, ostras e uma grande variedade de pássaros.

O percurso segue pela Trilha da Coruja, que além de abrigar espécies vegetais típicas da Mata Atlântica como orquídeas e bromélias, também serve de berço para a reprodução de várias espécies de animais como a Coruja Buraqueira e o caranguejo Maria-Farinha. A restinga não só é importante para a fauna e flora, mas também evita o avanço do mar e suas conseqüentes erosões ao fixar dunas e estabilizar o terreno.

Depois, os participantes vão para a praia, primeiramente na Trilha da Tartaruga. Uma curiosidade que envolve este caminho é o nome dado ao local em referência à presença de uma tartaruga gigante, espécie ameaçada de extinção que apareceu oito vezes na beira-mar de Pontal na temporada de 2009. A Trilha do Pescador, por sua vez, faz homenagem à comunidade pesqueira de Barrancos, uma das mais tradicionais do município. Nestas duas paradas finais, é possível desfrutar de todos os benefícios de uma caminhada à beira do mar com areia branca e fina e de águas claras.

Serviço 1: 4ª Caminhada Internacional na Natureza em Balsa Nova – Circuito Luar do Purunã

Dia: 23/03 (sábado) – levar lanterna

Local de concentração: Escola Estadual Vereador Donozor Nunes Nogueira - Rua Ver. Dinarte de Almeida Garret, 40

Previsão de saída: 19h