Caminhadas na Natureza em São José dos Pinhais 26/09/2012 - 16:01

O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, terá Caminhadas na Natureza no dia 30 de setembro (domingo), no distrito de Campina do Taquara.

Os organizadores das caminhadas explicam que os roteiros escolhidos passam por trilhas em matas nativas, estradas rurais, trechos com rios e lagos e propriedades da agricultura familiar. “Além de incentivar o turismo rural nas regiões onde acontecem os circuitos, as caminhadas beneficiam os participantes ao promover a atividade física", diz Antonio Ricardo Milgioransa, coordenador estadual de Turismo Rural da Emater Paraná, que desenvolve o projeto Caminhadas na Natureza com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Segundo ele, os trajetos escolhidos são normalmente de esforço moderado. "Temos nesses trajetos pontos de parada e apoio para o atendimento dos caminhantes”, disse Milgioransa.

Em São José dos Pinhais o Circuito Ecoturístico de Campina Taquaral tem um percurso de 10 quilômetros, sendo 5,2 quilômetros em trilhas e o restante em estradas rurais que cortam a comunidade. O Departamento de Turismo da prefeitura de São José dos Pinhais, parceira no projeto, programou três refeições para os caminhantes (café rural, almoço e café colonial) interessados em saborear a gastronomia da região. Mas para isso é necessário fazer a reserva com antecedência – ver serviço abaixo.

O local de concentração para o início das atividades – exercícios de aquecimento e alongamento, além da inscrição dos caminhantes - será na Escola Rural Municipal Lilian Viana. Ainda no ato da inscrição os organizadores solicitam a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado pela Associação de Pais e Mestres da escola para famílias em situação de risco no município.

Serviço:

1º.Caminhada na Natureza, em São José dos Pinhais

Circuito Ecoturístico Taquaral, Distrito Campina do Taquaral, 10 quilômetros

Data: 30/09, domingo

Pré-inscrições: através do e-mail caminhada taquaral.spj@hotmail.com, até às 12 horas de sexta-feira (28/09)

Local de concentração: Escola Rural Municipal Lilian Viana, Distrito de Campina do Taquaral

Início: 9 horas, com alongamento, exercícios de aquecimento e largada.

Como chegar: em São José dos Pinhais seguir pela Avenida Rui Barbosa até o seu final, quando muda de nome para Rua Benjamin Claudino Barbosa, segue até o Rio Miringuava, entrar a esquerda na Rua José Zanchetta Filho. Segue mais três quilômetros até a Escola Rural Municipal Lilian Viana, que fica em frente a Capela Nossa Senhora da Luz.

Transporte coletivo: Os interessados poderão utilizar a linha municipal em São José dos Pinhais, Campina/Vila Nova, saindo às 8 horas do Terminal Central. Horário para retorno às 13h e 17h30. Custo da passagem: R$ 2,50.

Mais informações e inscrições: Departamento de Turismo de São José dos Pinhais, 41-3381-5811, ou 41-3381-5812; ou na Acamp, 41-9183-2126.