Caminhadas na Natureza terão 58 circuitos na RMC em 2020 17/01/2020 - 15:37

Trajetos em meio à natureza, passando por propriedades rurais e destinos que muitas vezes fogem do radar dos turistas dão o tom das Caminhadas Internacionais na Natureza, que já têm 160 circuitos confirmados neste ano no Paraná (58 na Região Metropolitana de Curitiba). O Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater divulgou o calendário 2020 dos eventos, com roteiros em todo o Estado que incluem caminhadas diurnas, noturnas, rotas de cicloturismo e até remada.

Janeiro

 

 

 

Fevereiro

16

Mandirituba

Espigão das Antas (Faxinais)

Março

01

Fazenda Rio Grande

Pedalada do Padroeiro

08

Balsa Nova

Caminhada do Manancial

15

Mandirituba

Caminhada Quatro Pinheiros

21

São José dos Pinhais

Caminhada Noturna na Natureza

22

Tijucas do Sul

Orgânicos da Serra

Abril

04

Balsa Nova

Luar do Purunã (Noturna)

05

Campo Magro

Verde que te quero Verde

18

Rio Negro

Caminhos do Seminário (Noturna)

25

Campo Largo

Circuito das Colônias Polonesas

26

Agudos do Sul

Circuito das Cachoeiras

26

Quatro Barras

Cicloturismo Sentidos do Campo

Maio

01

Quatro Barras

Caminhada Cantarias do Anhangava

03

Colombo

Circuito Italiano

08

São José dos Pinhais

Dia Mundial das Caminhadas

10

Fazenda Rio Grande

Pedalada - Caminhos Eslavos

16

Araucária

Caminhos do Rio Verde

17

São José dos Pinhais

Caminho do Vinho

24

Cerro Azul

Nascente da Serra

24

Pinhais

II Pedalada Estrada Ecológica

Junho

07

Almirante Tamandaré

Circuito da Natureza

14

Lapa

Cicloturismo

21

Campo Magro

Cicloturismo - Verde que te quero verde

Julho

05

Mandirituba

Mão da Mata

12

São José dos Pinhais

Faxina

19

Quitandinha

Castelo do Matão

26

Tijucas do Sul

Caminho dos Ambrósios

Agosto

02

Quatro Barras

Jesuítas do Paraná

02

Rio Negro

Pedalada

16

São José dos Pinhais

Colônia Marcelino

23

Mandirituba

Colônia Retiro - Camomila

Setembro

05

Cerro Azul

Caminhos Bom Sucesso

06

Lapa

Circuito Eco Pedagógico no Iapar

06

Doutor Ulysses

Olhos D'Água

13

Quatro Barras

Cicloturismo - Caminhos Históricos da Serra

13

Pinhais

Caminhada Estrada Ecológica

20

Rio Negro

Circuito dos Sítios

20

São José dos Pinhais

Campina do Taquaral

27

Tijucas do Sul

Circuito do Cogumelo Champignon

Outubro

04

Piên

Costa Serrana

10

Campo Magro

Caminhada da Lua Cheia (Noturna)

11

Campo do Tenente

Caminhada dos Imigrantes

17

Almirante Tamandaré

Caminhada Internacional da Natureza

18

Araucária

Caminhos do Guajuvira (Vespertina)

Novembro

01

Cerro Azul

Circuito da Ribeira

07

Rio Negro

III MTB Noturno da Colonização

08

São José dos Pinhais

Caminho das Colônias (Muricy)

08

Balsa Nova

Caminhos Históricos de Tamanduá Purunã

15

Rio Branco do Sul

Circuito Borges II

22

Piraquara

Nascentes do RIo Iguaçu

29

Piraquara

VI Pedalada Internacional na Natureza Circuito nascente do Iguaçu

29

Tijucas do Sul

Cachoeira do Santinho

Dezembro

06

Balsa Nova

Circuito do Bugre

12

Piraquara

Remada Internacional da Natureza - Circuito Nascente do Iguaçu

 

Desde a primeira rota, organizada em 2005 em São Miguel do Iguaçu (Oeste), as Caminhadas na Natureza ganharam terreno no Paraná. No ano passado, aproximadamente 70 mil caminhantes participaram dos passeios. O Estado também concentra mais da metade dos cerca de 300 circuitos brasileiros catalogados pela Anda Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social.

A prática surgiu na França em meados do século 20 para incrementar a economia em regiões rurais arrasadas pela Segunda Guerra Mundial e se alastrou pelo mundo não só como atividade esportiva, mas também valorizando o turismo rural. “É uma forma de fazer girar a economia no campo”, afirma a gestora estadual de Turismo Rural do instituto, Terezinha Busanello Freire.

“As caminhadas são gratuitas, mas os agricultores sempre têm a oportunidade de servir um almoço ou café da manhã e vender os produtos feitos por eles aos caminhantes”, explica. “Mais do que um esporte saudável, as Caminhadas na Natureza permitem que as pessoas conheçam o meio rural, aprendam a conservar o meio ambiente e a valorizar os produtores locais, além de gerar renda às famílias dos agricultores”.

Em muitos locais, a comunidade prepara um café da manhã para o início do trajeto e um almoço no final, feitos com produtos caseiros, típicos de cada região. Os agricultores também podem vender o que é produzido em sua propriedade, como frutas, verduras, queijos, compotas, geleias e produtos artesanais.

CIRCUITOS – As caminhadas têm em média 10 quilômetros, com percursos que levam em torno de quatro horas. Os caminhantes são orientados a irem com roupas e calçados apropriados, a se manterem hidratados e a não deixarem lixo pelo caminho. Os roteiros do cicloturismo são mais longos e exigem que os participantes usem a própria bicicleta.

De acordo com Terezinha, cada circuito é único, construído a partir da cultura local e levando em conta a história da cidade ou daquela localidade. Alguns passam por dentro de propriedades rurais, por trilhas no meio da mata, e outros seguem por caminhos com grande apelo turístico, como o Cânion Guartelá (29/11), em Tibagi.

São opções para todos os gostos, desde cachoeiras até praias. Tem o Circuito Brisa do Mar (22/3), em Pontal do Paraná; a caminhada noturna Luar do Purunã (04/04), em Balsa Nova; o Caminho da Reforma Agrária (19/04), em Rio Bonito do Iguaçu; e a Caminhada de Cata ao Pinhão (31/05), em Pinhão.

Destaque também para os circuitos que passam por lugares históricos ou por colônias que mostram o roteiro da imigração do Paraná. É o caso dos Caminhos de Peabiru (26/04), parte do trecho paranaense, localizado em Peabiru, de uma antiga rota utilizada por indígenas antes da chegada dos colonizadores europeus, e que ligava o litoral brasileiro à região dos Andes, no Peru.

Em Quatro Barras, o roteiro dos Jesuítas do Paraná (02/08) percorre caminhos construídos no século 17, que ligavam Curitiba ao Litoral e eram muito utilizados por caçadores, mineradores, indígenas e jesuítas. Há, ainda, o Circuito Italiano (03/05), em Colombo; das Colônias Polonesas (25/04), em Campo Largo; a Pedalada dos Caminhos dos Eslavos (10/05), em Fazenda Rio Grande, e muitos outros.

É importante ficar de olho no calendário, já que os circuitos exigem inscrição prévia.

ORGANIZAÇÃO – Responsável pela implantação das Caminhadas na Natureza no Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater vai aprimorar, neste ano, as metodologias das Caminhadas na Natureza para valorizar ainda mais o turismo rural. A ideia é promover oficinas com os municípios, agricultores e organizadores para tirar mais proveito do potencial econômico da prática e profissionalizar a venda de produtos.

Também estão sendo preparados roteiros voltados especificamente para atividades da agricultura familiar, como rotas do queijo, do café, de flores e de frutas, que têm foco no turismo de experiência e na imersão nas propriedades rurais. Estão previstas, ainda, a criação de circuitos permanentes de caminhadas no Paraná, a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.


Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105355&tit=Caminhadas-na-Natureza-terao-160-circuitos-no-Parana-neste-ano

 

Foto: Emater/Campo Mourão