Campina Grande do Sul e Tunas do Paraná recebem ambulâncias 12/11/2012 - 16:22

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou no dia 09 de novembro, em Curitiba, 13 ambulâncias de suporte básico para ampliar o serviço de transporte de saúde em 12 municípios. Da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foram beneficiados Campina Grande do Sul e Tunas do Paraná. Também ganharam ambulâncias os municípios de Brasilândia do Sul, Capanema, Toledo, Francisco Beltrão, Arapoti, Bandeirantes, Tomazina, Marumbi, Umuarama e Boa Vista da Aparecida. Os veículos vão repor ambulâncias acidentadas ou que apresentam avarias prejudiciais ao transporte de pacientes. O governo do Paraná investiu R$ 1,2 milhão na aquisição dos 13 veículos.

A entrega faz parte do programa Saúde para todo o Paraná, que prevê o repasse de 300 ambulâncias aos municípios até o final de 2013. Somente neste ano, 63 ambulâncias já foram entregues e mais 20 estão previstas para aumentar a frota do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) no Paraná. Caputo Neto reforçou que o governo do Paraná prioriza os investimentos nos municípios. “O Estado e a União são esferas abstratas. É no município que a população vive e é lá que devemos concentrar os esforços para melhorar o atendimento em saúde”, disse o secretário.

A aquisição das ambulâncias foi possível graças ao acréscimo de R$ 340 milhões no orçamento da Saúde em 2012. Para 2013, este montante será incrementado em mais R$ 71 milhões. Em quatro anos, estes acréscimos totalizarão pelo menos mais R$ 1,5 bilhão para o orçamento da Saúde.

De acordo com o prefeito de Campina Grande do Sul, Luiz Carlos Assunção, que recebeu duas ambulâncias, as administrações municipais geralmente têm dificuldades para adquirir estes veículos com recursos próprios. “Em 2009, perdemos duas ambulâncias da frota. De lá pra cá, estamos atendendo a população com apenas três ambulâncias, contudo, a demanda aumentou muito no último ano”, afirmou.

O consórcio intermunicipal de saúde (Amerios), da região de Umuarama, também foi beneficiado com uma ambulância. Segundo o coordenador-geral do consórcio, Jorge Luiz Zanetti, o veículo estará à disposição da população dos 20 municípios consorciados. “Ela vai atender principalmente pacientes que precisam de transporte de longa distância para realizar consultas especializadas ou exames sofisticados em outros municípios”, disse.

OPERAÇÃO VERÃO – O transporte sanitário dos sete municípios do Litoral também receberá um reforço durante a Operação Verão. Sete ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado de vida (UTI móvel) serão deslocadas para a região. “As ambulâncias vão se somar à estrutura já existente nos municípios, visto que a demanda cresce consideravelmente neste período”, informou o superintendente de Infraestrutura da Secretaria da Saúde, Pythagoras Schroeder.