Cartão metropolitano de transporte começa a ser feito a partir de 06 de agosto 03/08/2015 - 16:10

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) informa que a partir desta quinta (06) começa a ser feito o cartão metropolitano que será usado na Rede Integrada de Transporte Metropolitano (RIT/M). Este cartão integra um moderno sistema de bilhetagem eletrônica que entra em operação também no dia 06 de agosto. Com esta mudança, o usuário metropolitano deverá pagar a tarifa do transporte coletivo com o cartão ou em dinheiro.

O cartão metropolitano substitui o vale-transporte de papel que foi implantado em fev/2015. Segundo informação da Metrocard, como os vales de papel serão vendidos até o dia 05 de agosto, eles continuarão sendo aceitos nos ônibus, estações-tubo e terminais metropolitanos, até o dia 31 de dezembro de 2015.

CADASTRAMENTO

A primeira via do cartão metropolitano será gratuita. As empresas que compram vale-transporte para os funcionários que utilizam linhas da RIT/M poderão agilizar o processo cadastrando seus funcionários no site da Metrocard (ww.cartaometrocard.com.br). A Metrocard vai imprimir os cartões e avisar as empresas para fazer a retirada.

As pessoas físicas poderão fazer o cartão, nos terminais metropolitanos ou na Metrocard, a partir do dia 06 de agosto, levando cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Apesar da primeira via do cartão ser gratuita, será necessário fazer uma carga mínima de 01 (uma) passagem no momento da aquisição.

Já os passageiros que têm direito à isenção tarifária por lei (idosos, portadores de deficiência, funcionários das empresas de ônibus da RIT e RIT/M), poderão usar o cartão da Urbs nas linhas metropolitanas integradas até 30 de outubro de 2015.

A partir do dia 22 de agosto os passageiros com isenção tarifária deverão fazer o cadastramento, na Metrocard ou terminais metropolitanos, levando RG, CPF e comprovante de endereço. Os portadores de deficiência deverão apresentar também o laudo médico da Secretaria Estadual de Saúde, bem como a avaliação sócioeconômica emitida pelo Serviço de Assistência Social do município em que reside.

Os passageiros com isenção tarifária terão recurso de biometria facial, tecnologia que possibilita reconhecer se o cartão realmente pertence ao usuário, inibindo furtos e fraudes.

Os cartões metropolitanos poderão ser feitos na: Metrocard (rua Benjamin Constant, 148 – centro- Curitiba), Terminal de Fazenda Rio Grande, Terminal de Campo Largo, Terminal Maracanã (Colombo), Terminal de Pinhais, Terminal de Araucária, Terminal Centro e Central VEM (São José dos Pinhais). Mais informações:(41) 3093 3232 e/ou www.cartaometrocard.com.br.

SISTEMA

A partir de 06 de agosto não serão mais aceitos os cartões da Urbs nos ônibus, estações tubos e terminais metropolitanos, com exceção dos passageiros isentos de pagamento de tarifa.

A Comec lembra que continua valendo o sistema implantado em fev/2015: o usuário que se deslocar da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para Curitiba, em um ônibus da RIT/M, deverá pagar com cartão metropolitano ou dinheiro. No sentido contrário, ou seja, no deslocamento de Curitiba para a RMC, o pagamento será feito com cartão da Urbs ou dinheiro (com exceção de 07 estações-tubos que são exclusivamente metropolitanas).

As 03 linhas e 07 estações-tubos, localizadas em Curitiba, onde os usuários poderão pagar apenas com cartão metropolitano ou dinheiro são:
* Biarticulado Pinhais-Rui Barbosa: estações Pinhais (Praça Rui Barbosa, centro), Pastor Manoel Virgílio de Souza (Cajuru), Paulo Kissula e Vila Nova (Capão da Imbuia). Todas no sentido bairro.
* Ligeirinho Curitiba-Fazenda Rio Grande: estação antiga da PUC (Prado Velho) e rua Lourenço Pinto (centro).
* Ligeirinho Tamandaré-Centro Cívico: estação Praça 19 de Dezembro (Centro Cívico).