Centro da Juventude fortalece vínculos comunitários em Piraquara 02/12/2013 - 16:46

Mais um Centro da Juventude já está em pleno funcionamento. Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, o espaço de 3,2 mil metros quadrados de área construída conta com salas multiuso, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, sala multimídia, biblioteca, laboratório de informática, auditório, rádio comunitária e estúdio de gravação.

A unidade, voltada para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens, recebeu investimento de R$ 2,2 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Com a comunidade do bairro Araçatuba totalmente integrada às atividades do Centro da Juventude, a unidade é considerada um sucesso porque cumpre plenamente sua função social. “O desenvolvimento das atividades dentro da sua comunidade dá aos jovens a oportunidade de uma formação mais saudável, garantindo-lhes um futuro melhor, já que ficam em espaço seguro, com oportunidade de desenvolver suas aptidões e vocações voltadas para as demandas locais”, afirma a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Desde o início deste ano a unidade tem funcionado nos turnos da tarde e noite com o atendimento de cerca de 500 adolescentes e jovens. A oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ampliou a oferta de educação profissional e tecnológica. Voltado para a demanda do mercado do município, um grupo de meninas também está participando de um curso profissionalizante de operador de empilhadeira.

Além de cursos de qualificação, o Centro ainda oferta muitas outras atividades culturais, esportivas e de lazer. Entre as oficinas mais procuradas está a de break, criação e improviso de rap, teatro, teatro de bonecos, técnicas de comunicação, jiu jitsu, hap ki fo, skate, culinária, desenho livre, estêncil em tecido e muro, animação, comunicação visual, informática, futebol e vôlei livre.

Um grupo de adolescentes também teve a iniciativa de realizar rodas de conversas que está se transformando no “Livro das Perguntas Cabeludas". O tema central é a sexualidade e para seu desenvolvimento eles contam com o apoio e orientação da equipe técnica do Centro da Juventude de Piraquara e também de profissionais da rede municipal de saúde.

Aos sábados o local se torna um grande ponto de encontro dos moradores das redondezas. “Um fator fundamental para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, prevenindo a ocorrência de violação de direitos e, acima de tudo, estimulando o protagonismo juvenil”, diz Fernanda.

PARANÁ - Em quatro anos foram deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) R$ 74,7 milhões de recursos do FIA para a construção e equipamentos de 29 Centros da Juventude em todo Paraná. A unidade de Piraquara é a 22º unidade entregue neste governo.

Desde 2012 já foram inaugurados 21 Centros nos municípios de Almirante Tamandaré, Apucarana, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Lapa, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo e Umuarama.