Cidades-sede da Copa de 2014 serão apresentadas no exterior 29/05/2012 - 14:35

O Ministério do Turismo promoverá as cidades-sede da Copa do Mundo 2014 em outros países. Curitiba será apresentada em Londres, Inglaterra, em 26 de março do ano que vem, mas os eventos começam em 5 de julho, com a apresentação de Brasília em Santiago do Chile.

O roteiro foi anunciado no dia 28 de maio, durante a reunião da Câmara Temática do Turismo da Secretaria Estadual da Copa, realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Para a divulgação de Curitiba, haverá distribuição de material promocional, estandes, slides e apresentações sobre o município e o Paraná.

O secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, destacou que as apresentações vão motivar os turistas e também empresários para investir no Brasil. Na reunião da Câmara Temática, além do secretário do Turismo, também fizeram apresentações sobre o Plano de Ações Paraná Turismo na Copa FIFA 2014 o diretor da Paraná Turismo, Alexandre Eifler Bocil, a diretora do Instituto Municipal de Turismo, Adriane Vortolim, e o assessor técnico da Celepar Adão Antonio Pedroso.

O secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, lembrou do grande número de pessoas já qualificadas para trabalhar na Copa 2014. “Já contamos com mais de 30 mil trabalhadores capacitados para bem receber os turistas durante o mundial. São pessoas de diversas áreas de atuação que, além de noções de gestão também aprenderam idiomas, como inglês e espanhol”, disse o secretário.

ROTEIRO – O roteiro oficial apresenta o seguinte cronograma para este ano: dia 5 de julho Brasília (DF) fará apresentação em Santiago do Chile; dia 9 de agosto o governo do Brasil fará a exposição em Bogotá, na Colômbia; dia 23 de agosto será a vez de Manaus (AM) se apresentar em Toronto, no Canadá; dia 11 de setembro a sede de Porto Alegre (RS) estará em Buenos Aires (Argentina); dia 25 de setembro Salvador (BA) fará apresentação em Paris (França); no dia 23 de outubro São Paulo (SP) se apresenta em Lisboa (Portugal); e dia 13 de novembro a sede de Natal (RN) faz exposição em Milão, na Itália.

A programação continua no ano que vem, iniciando com Fortaleza (CE) em Madri (Espanha); dia 26 de fevereiro o Rio de Janeiro (RJ) se apresenta na Cidade do México (México); dia 12 de março a sede de Recife (PE) se apresenta em Frankfurt (Alemanha); dia 26 de março será a vez de Curitiba se apresentar em Londres (Inglaterra); dia 18 de abril a sede de Cuiabá (MT) faz exposição em Lima (Peru); dia 2 de maio Belo Horizonte (MG) se apresenta em Montevidéu (Uruguai); e finalmente, dia 21 de maio o governo do Brasil faz uma apresentação geral em Nova York (Estados Unidos).

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Centro de Convenções, Sebrae, Senac, Associação Comercial, Guarda Municipal, Instituto Municipal do Turismo, Secretaria Municipal do Trabalho, Abrame, Abih, Abav, Paraná Turismo, Secretaria de Estado da Educação, Sindehoteis, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Sesc, Polícia Civil, URBS, Abrasel, Fecomércio, Ministério Público, e os deputados estaduais Eduardo Sciarra e Anibelli Neto.