Cohapar recebe prêmio em Brasília pelo PAC Pinhais 17/05/2013 - 11:22

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), vinculada ao Governo do Estado, recebeu no dia 15 de maio, em Brasília, o prêmio Selo de Mérito 2013 pelo projeto PAC Pinhais. O prêmio foi entregue no 60.° Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O PAC Pinhais foi contemplado na categoria projeto ambiental e socialmente sustentável. Com investimentos de R$ 43 milhões, as obras vão beneficiar 1.383 famílias com casas novas, regularização fundiária e titulação. Serão criados dois parques nas beiras dos rios Atuba e Palmital, de onde as famílias serão retiradas para locais seguros.

O trabalho social também é um eixo importante do projeto. Todas as famílias recebem acompanhamento e noções de educação sanitária, ambiental e patrimonial, além de orientações sobre geração de emprego e renda. O projeto PAC Pinhais é executado em parceria entre a Caixa Econômica Federal, Cohapar, Sanepar, Copel, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Águas Paraná, e Prefeitura de Pinhais.

Mounir Chaowiche, presidente da Cohapar, explicou que habitação tornou-se prioridade na gestão pública. “Quando uma pessoa conquista a casa própria conquista também a cidadania e a vontade de progredir e não se sente à margem da sociedade”, disse.

A secretária nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, disse que o projeto desenvolvido em Pinhais é exemplar, porque está recuperando áreas degradadas e dá condições adequadas às famílias. “Estamos integrando essa comunidade à sociedade, resgatando um passivo de anos. A parceria do governo federal com o governo do Paraná e prefeituras faz com que tenhamos potencialidade muito maior de atendimento”.

O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, elogiou a equipe técnica da Cohapar, que trabalha com a equipe da prefeitura. “Projetos como este demonstram a necessidade de parceria entre o governo do estado, federal e prefeituras. Em Pinhais, nosso trabalho tem servido de exemplo a outras cidades e, para nós, é fundamental manter a parceria com a Cohapar e o governo do Paraná”, afirmou.