Colégio técnico em Rio Negro será ampliado e abrirá mais 160 vagas 09/12/2013 - 15:52
O Centro Estadual de Educação Profissional Professor Lysímaco Ferreira da Costa, em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), terá novos dormitórios e laboratórios de agroindústria. O investimento de aproximadamente R$ 4 milhões será feito em parceria com o Governo Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Serão construídos dois alojamentos masculinos e um feminino com capacidade para atender quase 230 alunos, que estudam em regime de internato. “Esses dormitórios trarão mais qualidade de vida para os alunos que permanecem na escola depois das aulas”, disse a diretora, Rosana Maria da Costa.
O prédio de quase 80 anos não possui estrutura adequada para meninas em regime de internato. Após as aulas, as alunas voltam para suas casas. As que moram mais longe ficam hospedadas em uma pousada próxima à escola. Com a ampliação o problema será solucionado. O novo dormitório feminino terá 12 quartos com capacidade para até 42 alunas.
REFORMA – De acordo com Rosana, os antigos dormitórios serão restaurados e transformados em novas salas de aula. Serão seis salas a mais que vão abrir 160 novas vagas assim que as obras forem concluídas. “Além de mais conforto, vamos oferecer novas vagas e mais ferramentas que vão refletir na qualidade do ensino oferecido”, lembra.
Os novos alojamentos contarão com quartos equipados com camas, armários individuais, além de sala de estudos com mesas e cadeiras e banheiro. Os prédios terão ainda salas de reunião e sala multiuso com sofás, televisão, livros, jornais e revistas, além de utensílios domésticos que trarão mais conforto para os alunos na hora dos estudos e descanso. Serão construídos três laboratórios de agroindústria para derivados de leite, vegetais e carnes.
A escola atende atualmente cerca de 260 alunos nos cursos técnicos em agropecuária, integrado, e em meio ambiente, subsequente. Desses, mais de 100 alunos permanecem na escola em regime de internato.