Colégio técnico estadual produz 4 toneladas de legumes e grãos 11/06/2013 - 10:57

As aulas práticas de plantio, conservação e manejo do solo renderam mais que aprendizado aos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Neste semestre, o colégio produziu 4 toneladas de legumes e grãos, uma das suas maiores produções. A Secretaria de Estado da Educação mantém mais 17 escolas agrícolas em outras regiões do Paraná.

Os plantios experimentais, que fazem parte do currículo escolar, são feitos no terreno de 24 mil metros quadrados pertencentes ao colégio. “O aluno faz o projeto teórico em sala, acompanhado pelo professor. Em seguida, vai a campo aplicar o que aprendeu”, explica o diretor da Unidade Didática Produtiva (UDP), Edson Blun.

Os alimentos plantados pelos estudantes complementam merenda escolar para o consumo dos alunos. A escola atende cerca de 400 alunos do ensino médio, 120 em regime de internato. O colégio atende alunos das regiões do Vale do Ribeira, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

HORTA – A horticultura tem 6 mil metros quadrados destinados a atividades. Se a produção não atende à expectativa, os alunos estudam o solo para diagnosticar o problema. A escola conta também com minhocário para produção de adubos orgânicos, que ajuda a aumentar a produtividade do solo.

“Gosto tanto das atividades que já escolhi continuar os estudos nesta área”, diz a aluna Anny Carolina Della Vecha de Souza, 14 anos, do 1.° ano do ensino médio.

As aulas envolvem técnicas de criação de animais. Os grãos, como o milho, cultivados servem para alimentar as aves e os rebanhos de carneiro e gado leiteiro do colégio. Todas as aulas práticas são acompanhadas por zootecnistas, veterinários e agrônomos dos projetos agrícolas.

Na disciplina de avicultura, os estudantes cuidam para que as instalações estejam adequadas e acompanham o processo de produção. “É uma forma de aprendermos melhor como funciona a atividade. É diferente de ter apenas o conteúdo nos livros”, comenta o aluno Fernando Tiago Grebogi, 15 anos, do 1.º ano do ensino médio.

CENTROS – Mais de 6 mil alunos estudam em 18 centros de educação agrícola, que oferecem de graça cursos técnicos em agropecuária, agroindústria, agroecologia, meio ambiente, guia de turismo, química, hospedagem, segurança do trabalho, alimentos, informática, celulose e papel, energias alternativas e paisagismo, integrados ao ensino médio.