Com 90% das obras concluídas, Terminal de Piraquara beneficiará 43 mil pessoas diariamente 06/07/2023 - 09:00
O novo terminal de ônibus de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, está prestes a ser concluído, com 90% das obras executadas. O investimento do Governo do Estado, através da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – Amep, soma R$ 13,3 milhões e deve beneficiar cerca de 43 mil pessoas diariamente.
A inauguração está prevista para agosto, trazendo maior conforto, agilidade e segurança para os moradores do município e região. Com uma área construída de 2.467 metros quadrados, sendo 2.305 metros quadrados cobertos, a estrutura será quase quatro vezes maior do que a do terminal atual, que possui 607 metros quadrados.
Além da parte interna, com espaço para lojas, cafés, banheiros e salas administrativas, o espaço contempla área de recreação, bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground.
A obra está na etapa final, que inclui pintura, conclusão das instalações elétricas, serviços de paisagismo, instalação de dispositivos de prevenção e combate a incêndio, comunicação visual e conclusão das instalações do reservatório de abastecimento de água.
O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, ressaltou a importância do investimento para a região. “Estamos construindo uma estrutura eficiente e que tem função de terminal metropolitano. Teremos um terminal de ônibus muito mais amplo e adequado às necessidades atuais. Além disso, ele será um ponto de conexão fundamental para os usuários que precisam se deslocar para Curitiba e outros municípios”, disse.
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – O Governo do Estado também iniciou a construção do novo Terminal de Ônibus Metropolitano em São José dos Pinhais. A obra está em andamento, com a fase de fundação já concluída.
A nova estrutura substituirá o Terminal Afonso Pena, ocupando uma área três vezes maior e contando com melhorias de segurança e conforto, além de 26 plataformas para redistribuição das linhas. O investimento total é de R$ 21.318.612,53, atendendo mais de 25 mil usuários/dia. A previsão é que a obra seja concluída em junho de 2024.