Com apoio do Estado, Piên investe em infraestrutura e nova escola 15/07/2013 - 15:26

A comunidade de Campina dos Maia, em Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, irá ganhar neste segundo semestre a Escola Municipal Frei Demétrio. Construída pelo Governo do Estado, junto com o município, a escola recebe investimento de R$ 1 milhão. A nova estrutura possui biblioteca, sala de informática, refeitório, banheiros, seis salas de aula, secretaria, diretoria entre outros espaços. A escola começa a funcionar na volta às aulas neste segundo semestre.

O município, com 11.200 habitantes, recebeu muitas melhorias nos últimos anos. Com recursos do Paraná Cidade, foram construídos o Terminal de Transporte Urbano, a unidade do Posto de Bombeiro Comunitário, um Centro Comunitário de Atendimento à Mulher, além de pavimentação asfáltica em vias urbana. Os investimentos somam R$ 2,65 milhões.

Piên também recebe recursos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). No total, o PAM destina R$ 150 milhões, a fundo perdido, para os municípios com menos de 50 mil habitantes aplicarem em projetos escolhidos pela própria população. Para Piên, foram liberados R$ 350 mil. Segundo o prefeito Gilberto Dranka, o recurso será aplicado em calçadas e paisagismo.

O prefeito Gilberto Dranka destaca a importância dos recursos liberados pelo Governo do Estado. “O Governador Beto Richa mostra que está preocupado com os pequenos municípios do Paraná”, disse ele. O prefeito ressalta o dinheiro a fundo perdido do PAM e, também, o apoio através de financiamento pela Paraná Cidade, com recursos para infraestrutura e investimentos.

“Isso significa muito neste momento, em que a maioria das prefeituras enfrenta dificuldades. Com esse apoio, podemos melhorar de forma significativa e em curto prazo a qualidade de vida da nossa população em todos os aspectos. Em Piên a situação não é diferente. Os recursos foram muito bem aplicados e nossa cidade está ficando cada vez mais organizada e bonita.”, comentou o prefeito Dranka.

Piên é beneficiado pelas ações de qualificação social e profissional do Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã. Na Região Metropolitana de Curitiba estão sendo atendidos 583 jovens. Piên tem 50 vagas.

Também foi assinado convênio para repasse de R$ 80 mil para a prefeitura adquirir calcário agrícola destinado a pequenas propriedades. A Sanepar investiu R$ 500 mil na ampliação do sistema de abastecimento de água do município e mais R$ 486,8 mil na implantação de um poço, beneficiando os moradores da localidade de Trigolândia.

O município é atendido pelo programa Leite das Crianças. O programa atende crianças com idades entre seis meses e três anos, de famílias com renda mensal inferior a meio salário mínimo regional. Em Piên, 114 crianças recebem diariamente um litro de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D.