Com relação ao sistema de bilhetagem eletrônica a Comec esclarece: 09/07/2015 - 14:50

Com relação ao sistema de bilhetagem eletrônica a Comec esclarece:

– A cobrança da tarifa paga pelos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos existentes no Brasil é de responsabilidade das empresas operadoras, sendo as mesmas obrigadas pela Lei Federal nº 7.418/85 a emitir e comercializar o vale-transporte. Portanto, de acordo com a lei, a arrecadação do montante diário gerado pelo pagamento da tarifa pelos usuários é realizada pelas empresas operadoras, independentemente do modelo de bilhetagem adotado em cada sistema.

– Desde fevereiro de 2015, quando a Prefeitura de Curitiba decidiu pela desintegração financeira da RIT (Rede Integrada de Transporte), a Comec busca tomar medidas de readequação, visando manter a integração e, ao mesmo tempo, definir uma tarifa justa.

- A Comec, a exemplo do que ocorre com as linhas de transporte metropolitano não integradas, autorizou a Associação Metrocard (entidade sem fins lucrativos que congrega todas as empresas operadoras do sistema), em atendimento ao dispositivo na Portaria da Comec 06/2008, de 12/09/2008, a instalar um sistema de bilhetagem para as linhas integradas. Foi feito um sistema provisório através do vale-transporte em papel.

- Em seguida, a Associação Metrocard solicitou a Comec autorização para contratação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica para o transporte metropolitano. A autorização foi condicionada a apreciação do projeto técnico pela Celepar e ao atendimento de critérios rígidos de controle, fiscalização e transparência pública. Como as exigências foram atendidas, a Comec autorizou a Associação Metrocard a contratar o novo sistema, mais moderno e eficiente que o atual.

- O novo sistema de bilhetagem eletrônica permitirá a Comec o acompanhamento, em tempo real, do sistema de transporte metropolitano, possibilitando o controle e o gerenciamento da frota, sua operação, pontos de conflito e sobrecarga, bem como o carregamento de passageiros e estatísticas detalhadas da utilização do sistema. Também vai agregar outras melhorias, como o reconhecimento facial dos usuários, um instrumento importante na redução de evasão de receita e prevenção de fraudes.