Comec adere à campanha contra o mosquito da dengue 18/12/2019 - 11:36
O Governo do Estado do Paraná está realizando nesta quarta-feira, um grande mutirão por todo o Estado, de combate ao mosquito da Dengue. E a Comec abraçou a causa, reunindo seus colaboradores no Terminal do Guadalupe, nesta manhã, para entrega de folders e conscientização da população.
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde desta semana, registra um total de 3.293 casos confirmados da doença desde 28 de julho deste ano até esta terça-feira (17). Em uma semana foram 662 casos a mais, com incremento de 25,16% em relação ao boletim anterior.
Para o presidente da Comec Gilson Santos, os números são preocupantes: “Estamos presenciando um crescimento significativo de casos em todo o Estado, alguns munícipios inclusive, já em estado de epidemia. Por isso a participação de todos nesta campanha é fundamental. E o transporte coletivo metropolitano possui como característica o fato de que muitos dos usuários vieram e ainda possuem algum vínculo com pessoas do interior. Por isso nossa parte nesta campanha é iniciar esta conscientização partindo do terminal do Guadalupe e pedindo para que as pessoas repliquem esta informação para seus grupos de whatsapp, parentes e amigos”.
SITUAÇÃO ATUAL - Hoje, 266 municípios apresentam notificações para a dengue que passam de 16.596 no Paraná. Os municípios com maior número de casos confirmados são: Santa Isabel do Ivaí, com 205 casos; Inajá, com 71 e, Nova Cantu, com 56.
O boletim da semana anterior apontava 10 municípios em epidemia, agora são 11; Paranacity entrou para esta relação. Os outros municípios são: Nova Cantu , Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Uniflor e Florestópolis.
Em situação de alerta, eram 13 municípios e agora são 16. São Miguel do Iguaçu, Guairacá e Jacarezinho entraram para a lista nesta semana. Além destes, ainda estão em situação de alerta: Jesuítas, Lindoeste, Juranda, Douradina, Cianorte, Indianópolis.