Comec anuncia reajuste da tarifa abaixo da inflação 26/02/2019 - 16:50

Foto de gilson santos em seu gabinete

O presidente da Comec Gilson Santos anunciou na manhã desta terça-feira (26) o reajuste da tarifa do transporte coletivo para a Região Metropolitana de Curitiba. Ele será em media de 3,70%, valor abaixo da inflação no acumulado de fevereiro de 2017 a janeiro de 2019 (período em que a tarifa ficou congelada) e que só foi possível, segundo o presidente, graças ao subsídio anunciado pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior de R$150 milhões para o transporte.

O subsídio possibilitou ainda o congelamento da tarifa nos municípios mais distantes da capital e que por consequência pagam os maiores valores. São eles Mandirituba, Quitandinha, Contenda e Agudos do Sul, tendo ainda as linhas integradas como Bocaiúva do Sul, Contenda, Itaperuçu e Rio Branco do Sul o valor de R$5,30, que também foi mantido. Os valores nestes municípios permanecerão entre R$ 4,90 e R$ 6,50. “Caso não houvesse o subsídio a tarifa técnica média da Região Metropolitana seria de R$6,35, podendo chegar a R$12 nos municípios mais distantes” destacou o presidente Gilson Santos.

As novas tarifas passarão a valer a partir desta quinta-feira (28). Quem carregar o cartão Metrocard até esta quarta-feira (27), ainda poderá utilizar os créditos com o valor antigo por 30 dias. Após esse período, se o usuário ainda tiver saldo no cartão, será descontado o valor da nova tarifa.

NOVAS INTEGRAÇÕES

Ainda segundo o presidente Gilson Santos, o subsídio possibilitará a integração de quatro importantes linhas. A primeira delas é a I20-COLOMBO/SÃO JOSÉ que passará a atender o terminal do Centenário, no Cajuru, proporcionando ligação com os terminais Pinhais, Maracanã e com o Centro de São José dos Pinhais. A segunda será a extensão da linha O31-Q.BARRAS/STA.CÂNDIDA que passará a atender o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, a partir do terminal do Santa Cândida. A terceira, a criação do atendimento ao Hospital do Rocio, em Campo Largo, com conexões através do ligeirinho que parte do terminal Campina do Siqueira, em Curitiba, e a quarta, a linha 690-VILA JULIANA que passará a atender o bairro Campina da Barra, mais precisamente a Vila Tupi, proporcionando ligação direta com o terminal do Pinheirinho, em uma parceria entre Comec, Prefeitura de Curitiba, URBS e Prefeitura de Araucária, que subsidiará o aumento de frota da linha alimentadora.

“São quatro demandas importantíssimas para Curitiba e região, e que sozinhas deverão ampliar o atendimento para cerca de 2mil pessoas por dia. Não tenho dúvidas de que farão a diferença na vida destas pessoas”, destacou Gilson Santos.

FAZENDA RIO GRANDE – CURITIBA

Outras duas medidas importantes beneficiarão os moradores de Fazenda Rio Grande que utilizam o ligeirinho F02-CTBA/FAZENDA RIO GRANDE. A primeira é a ampliação da estação-tubo da Praça Carlos Gomes, que em horários de pico trabalha acima da capacidade, trazendo transtornos e demora no atendimento do transporte na região. E a segunda é a substituição de ligeirinhos comuns por articulados que aumentarão a capacidade de atendimento na linha. Segundo o presidente Gilson Santos “esta é uma das maiores demandas da Comec. A situação ali chegou no limite. Mas tenho certeza que as ações que estamos prevendo trarão melhorias significativas”.

FAIXAS EXCLUSIVAS

O subsídio de acordo com o presidente contempla ainda uma sugestão inicial de 40 km de faixas exclusivas para ônibus, a serem estudadas quanto a viabilidade técnica/operacional/financeira, em vias como a Victor Ferreira do Amaral, Comendador Franco, Cândido de Abreu e João Negrão. A expectativa é de que as faixas, já utilizadas em algumas vias da capital, tragam mais velocidade ao transporte coletivo, reduzindo significativamente o tempo de viagem e custos do sistema.

NOVOS VALORES

Abaixo você confere a tabela completa com os novos valores que serão praticados a partir desta quinta-feira (28):

planilha de almirante tamandaré

planilha de araucaria

planilha de Balsa Nova

planilha de bacaiuva do sul

planilha de campina grande

planilha de campo largo