Comec apresenta ações em primeira audiência pública do Plano Plurianual 22/08/2019 - 16:10
O auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu nesta quinta-feira (22) a primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, apresentou três dos 22 programas que estão previstos para o Estado e ouviu dos cidadãos que participaram do evento sugestões que vão enriquecer o documento final que será enviado para a Assembleia Legislativa, no formato de Projeto de Lei, no fim de setembro.
Cerca de 350 pessoas participaram da audiência, entre deputados estaduais, secretários, representantes de municípios da Grande Curitiba e do Litoral, líderes de organizações não governamentais e outros cidadãos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior enviou mensagem aos presentes e informou que está “acompanhando de perto” a elaboração do Plano Plurianual.
Junto com representantes de outras secretarias, Bernardo Jorge mostrou que um dos programas do PPA tem o objetivo de tornar o Paraná referência em inovação ambiental, desenvolvimento sustentável e turismo.
Ele também citou o que está previsto para a Região Metropolitana da Capital para funções públicas de interesse comum, o que inclui transporte, meio ambiente, coleta de lixo, saneamento e uso do solo, entre outras. Ser um Estado reconhecido como referência em questões relacionadas à justiça, cidadania, trabalho e família também está no plano para os próximos quatro anos.
As ações previstas para a RMC foram apresentadas pelo presidente da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), Gilson Santos. Ele falou sobre as projeções futuras – para onde vai e de que tamanho será a região –, além dos desafios que envolvem questões como transporte coletivo e melhorias nas rodovias.
João Carlos Ortega, secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, disse que o PPA vai orientar o Governo na realização de obras de infraestrutura, moradia e outras. “Discutir obras estruturantes, vocações regionais e geração de emprego, são assuntos que a população pode contribuir muito.”
CRONOGRAMA - Com as audiências, o Plano Plurianual 2020-2023 entra na terceira etapa. Além da que aconteceu na Capital, outras cinco audiências públicas serão promovidas no Interior do Estado na próxima semana, com a apresentação de outros programas que estão previstos.
A exemplo do que já ocorreu na primeira etapa, de consulta pública, os paranaenses também poderão conferir a agenda, conhecer todos os programas e participar com sugestões por meio da plataforma digital http://www.planejaparana.pr.gov.br. As sugestões pela internet podem ser enviadas até 5 de setembro.
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública. Ele tem duração de quatro anos, com início no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e término no final do
primeiro ano de seu sucessor, de modo a permitir a continuidade do processo de planejamento.
Confira as datas e locais das próximas audiências do PPA
26/08
Ponta Grossa, das 17h às 19h
Teatro Ópera
Rua XV de Novembro, 468
27/08
Apucarana, das 17h às 19h
Auditório da Prefeitura
Rua José de Oliveira Rosa, 25
28/08
Umuarama, das 17h às 19h
Auditório da Câmara de Vereadores
Avenida Rio Branco, 3580
29/08
Cascavel, das 9h às 11h
Auditório da Amop - Associação dos Municípios do Oeste
Rua Pernambuco, 1936
30/08
Guarapuava, das 14h às 16h
Auditório da Faculdade Guairacá
Rua XV de Novembro, 7050
Fotos: AEN e Comec