Comec assina contrato para projeto do Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano 19/07/2011 - 16:10

A Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) assinou no dia 19 de julho contrato com a empresa Via 11 Engenharia de Segurança Viária Ltda para elaboração de estudos e projetos de engenharia para desenvolvimento do Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano – SIMM. O projeto, no valor de R$ 131.550,00, deverá ser entregue no prazo de 150 dias.

O SIMM faz parte do PAC da Mobilidade/Copa 2014 e a empresa contratada deverá apresentar um projeto buscando a aplicação de sistemas inteligentes de transporte e trânsito do processo integrante da mobilidade urbana da região metropolitana de Curitiba.

O projeto deverá considerar um Centro de Controle de Operações para receber as informações geradas por subsistemas integrados: *Sistema de semáforos inteligentes com prioridade seletiva ao transporte coletivo; *Sistema de radar provido de leitura automática de placas; * Videomonitoramento; *Painéis de mensagem variável e *Painéis de informação aos usuários de transporte. Com base nestas informações, a Central de Controle poderá tomar decisões de forma rápida e eficaz garantindo a fluidez do tráfego, a pontualidade do transporte coletivo, a segurança e o conforto dos usuários.

O contrato foi assinado por Rui Hara (coordenador da Comec), Gil Fernando Bueno Polidoro (diretor-presidente da Comec) e Eloy Silvestre Kockanny (Via 11 Engenharia)