Comec debate os desafios na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI.

05/06/2019 - 21:10

Foto da reunião com colaboradores da comec

Atendendo ao convite da Comec, o Arquiteto e Urbanista Vicente Loureiro, veio a Curitiba, na tarde desta quarta-feira (05), realizar uma conversa com colaboradores e convidados da Comec, sobre os desafios na elaboração de Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado, os chamados PDUIs.

Loureiro foi Diretor Executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, no momento em que se elaborou o PDUI da Região Metropolitana do Rio, um trabalho iniciado em 2015, entregue no final de 2018 e que será agora enviado para aprovação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A elaboração do PDUI é uma exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089), para todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras. E deverá estabelecer diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional das cidades.

Desde o início desta gestão, a Comec iniciou a elaboração do PDUI da Região Metropolitana de Curitiba. Um trabalho que deverá levar aproximadamente 2 anos para sua conclusão e consumir cerca de R$ 12 milhões.

Segundo Loureiro, um dos maiores desafios enfrentados pelo PDUI é a “contenção e condução do crescimento urbano”. Para ele, “é muito difícil o poder público e a infraestrutura pública, conseguir acompanhar o crescimento das demandas, principalmente por moradias, e isso se deve, em grande parte, pela centralização de serviços públicos nas grandes cidades. É preciso repensar este modelo”, destacou.

O presidente da Comec Gilson Santos, destacou a importância do encontro: “para nós, essa é uma conversa fundamental. Não podemos pensar em elaborar um plano para o futuro, sem compreender o que foi feito no passado, onde foram os acertos e, claro, os erros. Essa troca de experiências, com certeza, será um norteador para o nosso trabalho”.

Foto da reunião com o Gilson Santos

Foto: Maurílio Cheli