Comec debate transporte coletivo com prefeitos da RMC 05/06/2020 - 15:54

O presidente da Comec Gilson Santos, participou, na tarde desta sexta-feira (03), de uma reunião virtual promovida pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), para debater a operação do Transporte Coletivo na Região Metropolitana. Este já é o terceiro encontro virtual promovido pela instituição com a participação da Comec para debater ações de enfrentamento ao Coronavírus na Região, desde o início da pandemia.

Durante o encontro, Santos apresentou as ações que vem sendo realizadas pela autarquia no âmbito do transporte e ouviu sugestões dos prefeitos, prefeitas e demais representantes.

Marcelo Puppi, prefeito de Campo Largo, aproveitou para parabenizar todos os demais gestores. “Temos colaborado com as ações, realizando controle de passageiros nos terminais, atuando com as Guardas Municipais, Vigilâncias Sanitárias e realizando ações de higienização, e não tenho dúvidas de que este trabalho tem contribuído para o número controlado de casos na Região até o momento”.

Santos ressaltou em sua fala a importância de que usuários utilizem o transporte coletivo em horários alternativos. “Tivemos uma queda drástica no número de usuários, que está em torno de 45%. Ao mesmo tempo, estamos mantendo a operação em cerca de 65%. Mesmo assim é inevitável a contração de usuários se todos desejam utilizar o sistema juntos. Ao mesmo tempo, se olharmos fora dos horários de pico, os ônibus circulam praticamente vazios. Precisamos fazer com que as pessoas tenham essa compreensão e utilizem o transporte nesses horários. Se as pessoas não mudarem suas ações, os casos irão piorar e logo poderemos ter que realizar um lock down. O que com certeza seria pior, e não é o que gostaríamos”.

Participaram do encontro virtual os Prefeito Marcio Wozniack (Fazenda Rio Grande), Beth Pavin (Colombo), Marcelo Puppi (Campo Largo), Cezar Matucheski (Tijucas do Sul), Claudio Casagrande (Campo Magro), os secretários Genildo Carvalho (Araucária), Jucélia Alves (Almirante Tamandaré), Fabrício Tambolo (São José dos Pinhais) e representantes do municípios de Quatro Barras, da Comesp e Assomec.