Comec discute termo de referência para elaboração do PDUI 07/07/2017 - 15:28

Diretores e técnicos da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) se reuniram, no dia 06 de julho, na sede do Ipardes, para discutir o termo de referência para elaboração do PDUI/RMC (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba). Na ocasião, também foi apresentada uma proposta preliminar do projeto de lei complementar da nova estrutura da Comec que procura readequar a instituição ao Estatuto da Metrópole (lei federal 13.089), aprovado em janeiro de 2015.

O Estatuto da Metrópole estabelece fundamentos e diretrizes para a gestão urbana compartilhada. Estados e municípios têm até 2018 para entregar seus PDUI. “A Comec não parte do zero porque desde 2006 já tem o PDI/RMC (Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba). Agora precisamos atualizá-lo e adequá-lo à visão de governança interfederativa”, diz o diretor-presidente da Comec, Omar Akel.

O objetivo da reunião foi traçar as estratégias de ação para o desenvolvimento do trabalho e também as parcerias com o Ipardes e outras instituições e universidades, o envolvimento das prefeituras, etc. “O nosso desafio é produzir um documento que estruture o desenvolvimento da região metropolitana de Curitiba, com os cenários planejados, e que este documento seja aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná e Câmaras Municipais”, explica Akel.