Comec e Universidade da Holanda poderão firmar acordo para trabalhos sobre mobilidade e governança
15/07/2016 - 17:23

A Universidade de Twente, na Holanda e a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) poderão firmar acordo para visitas técnicas e workshops sobre mobilidade e governança. Esta possibilidade foi discutida em reunião realizada na sexta-feira (15 de julho) quando os professores Karst Geurs e Marcel Boogers e a doutora Maya van den Berg visitaram o diretor-presidente da Comec, Omar Akel, para conhecer a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A Universidade de Twente já tem uma parceria em Curitiba sobre ciclomobilidade. Os professores que vieram nesta missão pretendem moldar uma agenda de colaboração de pesquisa, por isso estão visitando universidades, órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba. Karst Geurs é professor de planejamento de transportes no Centro de Estudos. Marcel Boogers detém a cadeira de inovação e governança regional no Departamento de Administração Pública. E Maya van den Berg é coordenadora das Iniciativas de Cidades Inteligentes.

Durante a reunião, Akel explicou sobre a RMC, composta por 29 municípios, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comec e o cenário institucional da nova governança interfederativa previsto no Estatuto da Metrópole. A reunião também contou com a participação do diretor técnico Sandro Setim, do diretor de transporte Claudio Menna Barreto, do diretor-administrativo João Augusto Cobra e do assessor Carlos Macedo.

UNIVERSIDADE

A Universidade de Twente (UT), fundada em 1961 está localizada em Enschede, na Holanda. Ela oferece pesquisa e programas de graduação em Ciências Sociais e Comportamentais e em Engenharia. De acordo com o seu espírito empreendedor, a universidade é comprometida em contribuir social e economicamente com o desenvolvimento regional.

GALERIA DE IMAGENS